(Foto: João Normando/FAF)
A partida de estreia do Manaus na Série C não poderia ter sido melhor para o time amazonense. Com dois gols do artilheiro Vanilson, o Gavião Real bateu o tradicional Santa Cruz por 2 a 0, na noite deste domingo (30), na Arena da Amazônia. O jogo marcou também a estreia do técnico Marcelo Martelotte no comando da equipe.
Primeiro tempo: oportunismo de Vanilson coloca o Manaus na frente em jogo com poucos espaços
O Santa começou com a posse nos primeiros minutos, mas logo o Manaus recuperou, porém, sem conseguir progredir, aos seis minutos, em contra-ataque, Madson foi lançado nas costas da defesa esmeraldina e saiu cara a cara com Gleibson, que saiu fechando o canto na finalização, impedindo o gol de cobertura. O time da casa respondeu no minuto seguinte, Davis achou um belo lançamento para Philip no segundo pau, mas o camisa 77 não alcançou e a bola foi pra fora.
Aos 16 minutos, em uma boa inversão de jogo de Gabriel Davis, Edvan passou no corredor e recebeu, rolando para Philip, que puxou pra canhota e chutou com perigo na rede pelo lado de fora. Depois de tanto tentar, o Gavião Real chegou ao primeiro gol. Em trama pelo lado direito, de pé em pé, Gilson achou Philip, que cruzou de direita na medida para o artilheiro Vanilson, que emendou um meio voleio que foi no ângulo do goleiro Jordan, fazendo 1 a 0.
Implacável na marcação, o Manaus não ofereceu espaços ao Santinha, que tinha dificuldades para conectar as jogadas, errando sempre no último passe. A equipe manauara ainda tentou algumas investidas pelo lado direito, mas sem sucesso, fim de primeiro tempo, vitória parcial do Manaus pelo placar mínimo.
Segundo tempo: Santa Cruz pouco assusta e Vanilson define vitória
O cenário da etapa final foi parecido com o do inicial, o Santa Cruz com a posse, mas sem criatividade. Aos 15 minutos, numa bola recuperada, Gabriel Davis achou um belo passe de três dedos no corredor para Gilson Alves, o volante cruzou rasteiro, a bola passou por Marcelinho e sobrou na boa do outro lado para Vanilson, que chegou batendo firme e rasteiro de canhota, ampliando para 2 a 0 a vantagem do Manaus.
Aproveitando os contra-golpes, o Manaus ameaçou o gol do Santa mais uma vez aos 27, quando Vanilson tocou para Douglas Lima no meio, o meia dominou levantando a bola e arriscou, a finalização passou ao lado da trave de Jordan.
Com alterações, Martelotte optou por administrar o resultado, fazendo o time rodar a bola com paciência, pouco criativo, o Santa pouco incomodou, abusando das bolas cruzadas que eram interceptadas pela defesa ou pelo seguro Gleibson. O Manaus quase fez o terceiro pelas boas jogadas que Vitinho fez, mas controlou bem e garantiu a primeira vitória na competição.
Panorama e próximos jogos
Somados os primeiros três pontos, o Manaus começa ocupando a terceira posição do grupo A, enquanto o Santa fica na oitava colocação. Pela segunda rodada, o Manaus volta a campo contra o Volta Redonda no próximo domingo (6), às 15 horas (de Manaus), no estádio Raulino de Oliveira, no Rio de Janeiro. No dia anterior (5), o Santa Cruz recebe o Floresta-CE, no estádio do Arruda, às 17 horas (de Brasília)