(Foto: Divulgação/CBFDV)
O elenco de Pro Evolution Soccer (PES) do Manaus FC eSports disputará, no dia 8 de outubro, o Campeonato Brasileiro de Futebol Digital 11×11 2020. Diferente da maioria das competições de futebol digital, em que apenas um jogador controla o time, no Campeonato Brasileiro 11×11 são 11 jogadores de cada lado, cada um controlando um atleta virtual.
Organizado pela Confederação Brasileira de Futebol Digital e Virtual (CBFDV), o campeonato reunirá as melhores equipes de futebol digital do país e contará com uma premiação distribuída entre os melhores colocados de mais de R$ 50 mil em prêmios. Com 15 anos de história, o Campeonato Brasileiro é disputado, atualmente, no console Playstation 4.
Montado há aproximadamente dois meses, o time do Manaus foi convidado e será o único representante do Amazonas na edição do Campeonato Brasileiro deste ano. O Gavião do Norte ainda não sabe quem será seu adversário na estreia, já que os sorteios dos grupos da primeira fase da competição ainda não foram realizados.
Se preparando para esta competição durante estes dois meses, inclusive disputando outros campeonatos, a equipe amazonense terá pela frente grandes clubes brasileiros do futebol real e que também investem no futebol virtual. Ao todo, serão pelo menos nove times da Série A do Brasileirão: Flamengo, Vasco, Atlético-MG, Athletico-PR, Santos, Ceará, Fortaleza, Sport Recife e Goiás.
Capitão da equipe esmeraldina, o jogador Bruno França destaca a dificuldade que o time enfrentará na competição, já que as grandes equipes do cenário investem bastante na montagem e na manutenção do elenco. Para Bruno, estas equipes aproveitam o investimento recebido por seus patrocinadores para elevar seu nível de profissionalismo.
“Os clubes tradicionais do futebol brasileiro montaram grandes equipes, eles têm vários patrocinadores, eles pagam seus atletas, pagam ajuda de custo, eles conseguem contratar campeões brasileiros, campeões mundiais, fortalecendo o elenco deles, afirmou o capitão do Manaus FC.
Bruno explica que a equipe do Manaus é formada por trabalhadores comuns de várias profissões, que dividem seu tempo entre os treinos e suas rotinas diárias. A equipe conta com jogadores espalhados pelo Brasil e até atletas de outros países. Apesar desta diferença para as principais equipes que disputam o Campeonato Brasileiro, o capitão do Gavião do Norte afirma que o time almeja fazer bonito na competição, levando o nome da equipe amazonense a nível nacional.
“O time é formado por trabalhadores amantes do futebol digital do país todo, inclusive nós temos três atletas do Uruguai e um do EUA no time, então nosso elenco é até internacional. Nós temos um elenco forte, não vou dizer que somos favoritos, até porque tem equipes que realmente são favoritas, mas o Manaus pretende fazer uma grande participação, pretende deixar a marca do Manaus, divulgando quem é o Manaus não só no futebol de campo, onde já conhecido, mas também no futebol digital”, completou.
Os jogos da competição serão disputados online, e de forma remota, ou seja, cada atleta jogará da sua casa. A competição será transmitida na íntegra, ao vivo nas redes sociais oficiais da CBFDV.