O Gavião se defendeu bem de início, mas não foi páreo para o time paulista, que avança e fatura quase 2 milhões de reais
Por Lucas Queiroz e Matheus Pereira
O Manaus está eliminado da Copa do Brasil 2022. Na noite desta quarta-feira (16), o Esmeraldino foi derrotado por 2 a 0 para o São Paulo, no Estádio do Morumbi, e se despediu da competição nacional. Eder e Diego Costa fizeram os gols do Tricolor Paulista, que avançou à terceira fase e embolsou R$ 1,9 milhão em premiação.
O jogo
O time da casa começou propondo o jogo e girando a bola de um lado pro outro conseguiu a primeira chance, Reinaldo arriscou de fora, a bola bateu na defesa esmeraldina e sobrou para Nikão, que contou com uma indecisão de Pedro e chegou inteiro para finalizar na linha de fundo, o atacante finalizou e o goleiro jogou pra escanteio, isso aos dois minutos.
O Gavião se portou bem nos primeiros minutos e fechou bem as investidas do Tricolor pelos lados do campo, mas tinha dificuldades em conectar jogadas quando tinha a bola pra si, em poucos momentos, Thiaguinho era quem mais buscava jogo.
Aos 22 minutos, numa bola recuperada pelo SP no meio, Reinaldo foi lançado na esquerda e cruzou rasteiro na pequena área, Paulo Sérgio e Éder foram na bola e dividiram, ela passou do lado do gol de Pedro e assustou. O Gavião enfim conseguiu finalizar aos 27, aproveitando uma saída errada da defesa adversária, Thiaguinho pegou na entrada da área e queimou de longe, mas a bola passou ainda longe do gol.
A blitz tricolor teve seu ápice aos 32, em três lances claros de gol. Primeiro, Nestor finalizou e Pedro defendeu dando rebote, na sobra, Nikão também fuzilou e Paulo Sérgio tirou em cima da linha, na volta, nova finalização que o camisa 3 evitou o gol novamente. Porém, dois minutos depois, não deu pra segurar.
Chegada forte do SP pela direita, Rafinha chegou limpo pro chute, arriscou e Éder desviou pro gol no meio do caminho, abrindo o placar pro time da casa.
Em desvantagem, o Manaus foi pra cima e quase empatou aos 38, escanteio batido no segundo poste, escorado para o primeiro, que deixou uma bola sobrada à feição para Alvinho, que chutou prensado por Jandrei.
Na bola parada, o São Paulo chegou ao segundo gol, aos 42 minutos. Reinaldo cobrou escanteio na cabeça do zagueiro Diego Costa, que pegou impulsão de longe e testou forte no fundo das redes. Após um apagão de alguns segundos no Morumbi, o primeiro tempo foi encerrado com vitória parcial do São Paulo por 2 a 0.
Segundo tempo
Após o intervalo, a primeira equipe a criar uma chance mais clara de gol foi o Manaus. Aos 11 minutos, Vitinho avançou pela direita e cruzou para Paranhos, que desviou na primeira trave, com perigo para fora. O São Paulo respondeu cinco minutos depois, quando Reinaldo completou para a área e Patrick dividiu com Pedro Henrique e mandou para o gol, mas o árbitro marcou falta no goleiro esmeraldino.
Com o resultado em mãos, o Tricolor não investia tanto no ataque e só voltou a criar na reta final da partida. Aos 41 minutos, Rigoni cobrou falta do lado esquerdo e a bola explodiu no travessão de Pedro. E já nos acréscimos, Luan aproveitou sobra na entrada da área e chutou colocado, mas Pedro fez a defesa. Fim de papo.
Panorama e próximas partidas
Os duelos da terceira fase da competição serão definidos em sorteio. As equipes voltam a campo no fim de semana por seus respectivos estaduais.
Novamente no Morumbi, o São Paulo enfrenta o Botafogo às 16 horas (de Brasília), pela última rodada da primeira fase, no sábado (19). No dia seguinte, na Arena da Amazônia, o Manaus encara o Manauara pelo jogo de volta das quartas de final do Amazonense, às 15h30. A ida terminou em 1 a 1 e o Gavião tem a vantagem de avançar com um novo empate.