(Foto: João Normando/FAF)
Sem dificuldades, o Manaus fez 5 a 1 no JC e confirmou sua vaga nas semifinais do Campeonato Amazonense. A partida de volta aconteceu na tarde desta segunda-feira (26), no estádio da Colina. Na ida, o Gavião do Norte já havia vencido por 2 a 0 e não teve muito trabalho para sacramentar a classificação diante do time de Itacoatiara. Os gols foram marcados por Anderson Paraíba, Erivelton, duas vezes, Diego Rosa e Luis Fernando para o Manaus, Jean descontou para o Tigre do Norte, que deu adeus à competição.
O próximo adversário do Esmeraldino será o Nacional, com a mesma vantagem de avançar à grande final com dois resultados iguais. A Federação Amazonense de Futebol (FAF) ainda não confirmou as datas, mas a tendência é que os jogos aconteçam nos próximos dois finais de semana.
Primeiro tempo: sob a batuta de Erivelton, Manaus amplia vantagem no confronto
Fazendo jus ao favoritismo, o Manaus não quis dar brecha para o JC e foi pra cima nos primeiros minutos e logo aos sete, Erivelton puxou ataque em velocidade, invadiu pela esquerda e tocou para Anderson Paraíba na entrada da área, o camisa 6 ajeitou e emendou um bonito chute rasteiro no canto esquerdo de Ferrari, 1 a 0, fazendo seu primeiro gol com a camisa esmeraldina. Seguindo com o mesmo ímpeto e diante da falta de reação do time do interior, o Manaus ampliou aos 13 minutos, quando novamente Erivelton serviu Diego Rosa, que avançou e tocou na saída do goleiro, 2 a 0.
Em tarde de garçom, Erivelton não passou em branco e deixou o seu aos 18 minutos, com retribuição de Diego Rosa, fazendo o 3 a 0. Com a vaga nas mãos, o time de Luizinho Lopes diminuiu o ritmo e o JC acabou descontando, em contra-ataque rápido, Zidane chutou cruzado, Gleibson defendeu, mas Jean estava atento no rebote e conferiu o gol de honra, 3 a 1. Sem demais ações importantes, fim de primeira etapa.
Segundo tempo: Manaus não tira o pé do acelerador e sela vaga nas semis
O ânimo do JC voltou melhor do intervalo e a equipe de Paulo Morgado tentou algumas investidas, mas sem sucesso. O jogo ficou lá e cá, e quando o JC parecia que iria reagir na partida, o Manaus chegou ao quarto gol, aos 9 minutos, na bola parada. Anderson Paraíba cobrou escanteio pela direita e zagueiro Luis Fernando subiu mais do que todo mundo para fazer o 4 a 1, um gol semelhante àquele que o zagueiro fez no jogo de ida.
Após 40 dias no estaleiro, o lateral-esquerdo Dudu Mandai entrou na vaga de Assis aos 12 minutos, e logo na sua primeira chegada ao ataque um minuto depois, cruzou na medida para Erivelton marcar de peixinho o quinto gol do Gavião do Norte. Já praticamente eliminado, o JC se lançou ao ataque e quasse marcou com Zidane, aos 20 minutos, mas Gleibson defendeu no reflexo. Os treinadores aproveitaram para mexer nas equipes e o ritmo do jogo caiu de vez, fim de papo.