Manaus FC é o melhor do AM e 3º do Norte no ranking da CBF; Confira
(Foto: João Normando/FAF)
Com apenas oito anos de existência, o Manaus FC se credencia como o principal clube amazonense da atualidade. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) publicou o Ranking Nacional de Clubes 2022 na última quinta-feira (16), apontando o Gavião do Norte na 55ª posição, o mais bem colocado do Amazonas. Ampliando a visão para a região Norte, o Manaus só fica atrás dos paraenses Paysandu e Remo.
O Ranking Nacional de Clubes estabelece uma classificação técnica entre 236 clubes do futebol brasileiro, com base no recente desempenho das equipes nas competições nacionais e internacionais. Campeão da Supercopa do Brasil, o Flamengo manteve sua liderança no ranking pelo segundo ano consecutivo, com 17.054 pontos, seguido do Palmeiras, campeão da Libertadores.
Além da relação de equipes apresentada no ranking, a CBF também compila o Ranking Nacional das Federações. A Federação Amazonense de Futebol (FAF) ganhou uma posição, ultrapassando a Federação Piauiense e garantindo o 18º lugar, das 27 integrantes, com 3.460 pontos.
Em comparação com a lista de 2021, o Manaus saltou da 63ª para a 55ª colocação, saindo de 1391 para 1981 pontos, levando em consideração as campanhas de quadrangular final da Série C do Brasileirão, segunda fase da Copa do Brasil e o título amazonense. O presidente do Esmeraldino, Giovanni Silva, comentou a ascensão do clube no âmbito nacional.
“Vemos com bons olhos, com um sentimento e uma certeza que a cada ano que está passando, estamos dentro de uma linha de raciocínio muito firme, pés no chão. Com essa subida no ranking da CBF, conseguimos colher os frutos do nosso trabalho. Estão todos de parabéns, diretoria, torcida, patrocinadores, imprensa. De certo modo, com os nossos resultados, ajudamos a FAF a se ranquear numa posição bem melhor, gostaríamos de agradecer a parceria. Vem aí um 2022 com calendário cheio, estamos trabalhando incansavelmente. Torcemos para que nossos clubes coirmãos também sigam subindo”, ressaltou.
Além do Manaus, outros quatro clubes locais aparecem na lista. Representantes do Amazonas na Série D, Fast e Penarol vêm na sequência. O Tricolor de Aço se manteve na posição 87, com 847 pontos, tendo somado 41 na temporada. Na 130ª posição, com 385 pontos vem o Penarol, que não figurava na lista de 2021.
Por outro lado, Nacional e Princesa do Solimões tiveram quedas bruscas no ranking, pesam os fatos da ausência dos clubes nas competições nacionais e falta de campanhas longevas nos Estaduais. O Leão da Vila Municipal caiu da 137ª para a 183ª colocação, com 176 pontos. O Tubarão do Norte foi da 166ª para a 221ª posição, com 71 pontos.
Confira o ranqueamento dos clubes amazonenses:
55º – Manaus: 1981 pontos
87º – Fast Clube: 847 pontos
130º – Penarol: 385 pontos
183º – Nacional: 176 pontos
221º – Princesa do Solimões: 71 pontos