Manaus FC investe em Departamento Psicológico para melhorar desempenho emocional em campo
Ex-presidente do clube, a psicóloga e especialista em gestão de saúde pública Patrícia Serudo vai chefiar o setor a partir desta temporada
O Manaus Futebol Clube anunciou nesta quinta-feira (9) a criação do seu Departamento de Psicologia (DP). O clube segue a tendência mundial entendendo que o fator emocional é fundamental para o rendimento do jogador e da equipe como um todo. À frente do DP, está a psicóloga e ex-presidente do Gavião, Patrícia Serudo.
“Iremos acompanhar o dia a dia dos atletas, treinos, jogos, preleção… os principais instrumentos de trabalho do psicólogo é a escuta e a observação. Nestes ambientes, posso observar comportamentos, reações, interações, o clima e cultura do grupo, relação com o técnico e demais membros da equipe, entre outros aspectos”, destacou Serudo.
A psicóloga comentou sobre a metodologia que será empregada durante os trabalhos do DP. “A intervenção pode ser realizada por demanda espontânea, caso o atleta queira verbalizar sua queixa. Todavia o trabalho do psicólogo será identificar os aspectos psíquicos que influenciam o desempenho, definir estratégias para melhorar o gerenciamento de emoções, ansiedade, pressão e desenvolver habilidades emocionais”, destaca.
As principais demandas do Departamento de Psicologia são: o gerenciamento de estresse, ansiedade, motivação, concentração, autocontrole, medos, frustrações, relações interpessoais e apoio em situações adversas no geral.
“Colaborar com a comissão técnica para obtermos o melhor rendimento possível dos atletas e do time e com isso, impactar nos resultados. Agora prepararemos o time taticamente, tecnicamente, fisicamente e emocionalmente. Oi seja, corpo e mente”, concluiu Patrícia Serudo, que foi presidente do Gavião Real em 2015, logo nos primeiros anos de história do clube.
“O Gavião estava dando seus primeiros passos no profissional e já demonstrava que era uma questão de tempo para despontar. Investimos na base, tivemos o primeiro time feminino do Manaus e conquistamos alguns troféus. No ano seguinte a minha saída, o Manaus conquistou a vaga a série D, depois de vencer o estadual. Eu estava acompanhando da arquibancada e pude ainda, erguer a taça de 2017, lembra com carinho a ex-presidente.
Perfil
Patrícia Serudo é psicóloga clínica, com experiência de atuação na saúde pública, especialista em gestão de saúde pública, desportista. É autora de artigos publicados na área de psicologia do esporte e gestão esportiva.
Com informações da Assessoria de Comunicação do Manaus FC