Pira abriu o placar pro Gavião, que tomou o empate no começo do segundo tempo e não conseguiu retomar a vantagem
O que um dia foi uma fortaleza, hoje é território de dificuldade, apesar da invencibilidade. Jogando na Arena da Amazônia na noite deste sábado (18), o Manaus empatou em 1 a 1 com o Figueirense e chegou ao quarto empate seguido como mandante na Série C do Campeonato Brasileiro. Guilherme Pira marcou para o Manaus, e Léo Artur fez o gol do Furacão.
O jogo
O Figueira começou assustando e fazendo Matheus trabalhar logo aos dois minutos. Clayton ganhou pelo meio e serviu Gustavo Henrique, que chegou batendo forte, e o goleiro do Gavião abafou. Com o time ofensivo, mas tendo dificuldades para criar, o Gavião demorou a ameaçar. Numa pressão de saída de bola, Clayton tocou errado pra trás, ela sobrou para Neto Costa, que emendou o chute, mas jogou pra longe, isso aos 12.
Aos 30 minutos, Claudinho dividiu no alto com Gustavo Henrique e a bola sobrou para Rodrigo Bassani, o camisa 10 chegou até a linha de fundo e mesmo sem ângulo arriscou o chute, Matheus fez a defesa. O Furacão tinha mais posse de bola e o controle do jogo, mas o Gavião foi letal aos 42 minutos.
Esperto, Rogério antecipou uma jogada pelo meio e rapidamente tocou para Roney na direita, que viu a chegada de Pira sem marcação no segundo poste e cruzou na medida, o camisa 10 esmeraldino ajeitou o corpo e mergulhou de cabeça, achando o ângulo de Wilson e fazendo 1 a 0. Fim de primeiro tempo.
Segundo tempo
A reação do Figueirense veio logo no primeiro minuto. Após escanteio batido, Gilson afastou parcialmente e ela ficou viva na área, o atacante Léo Artur, que havia acabado de entrar, ficou de frente com Matheus e bateu pro fundo das redes, deixando tudo igual na Arena.
O Manaus foi pra cima e respondeu aos oito, Jô cobrou escanteio fechado pela esquerda, a bola passou na frente do goleiro Wilson na pequena área, mas ninguém conseguiu empurrar pro gol. Aos 19 minutos, parte dos refletores da Arena apagou e a partida foi paralisada.
O jogo foi retomado após 26 minutos de paralisação. Aos 44, após uma pressão ineficaz do Gavião, Léo Artur recebeu de frente pro gol e arriscou de fora, Matheus jogou pra escanteio, na oportunidade mais perigosa da segunda etapa. Apesar das mudanças colocando o Esmeraldino pra frente, as equipes não balançaram mais as redes.
Panorama e próximas partidas
O Manaus chegou a 17 pontos e momentaneamente voltou à zona de classificação, na sexta colocação, mas pode voltar a ficar fora do G8 com a sequência da rodada. O próximo jogo do Gavião será no domingo (26), às 11 horas da manhã, contra o Botafogo-SP, em Ribeirão Preto.
Confira os gols: