Líder do grupo A, o Gavião do Norte usou o time alternativo e concluiu a primeira fase vencendo na Colina. Resultado beneficiou o Nacional, que carimbou vaga nas quartas de final
Em duelo atrasado da 4ª rodada que fechou a primeira fase do segundo turno do Campeonato Amazonense de 2024, o já classificado e líder do grupo A Manaus goleou o Operário por 4 a 0, na tarde desta quinta-feira (28). Lúcio Maranhão e Levy, duas vezes cada, marcaram os gols esmeraldinos no Estádio da Colina. O resultado rebaixou matematicamente o time de Manacapuru à segunda divisão e garantiu o Nacional nas quartas de final.
O jogo
Mesmo com time alternativo, o Manaus saiu na frente logo no primeiro minuto. Miliano cobrou falta da intermediária na cabeça de Lúcio Maranhão, que surgiu sem marcação no meio da defesa do Operário e testou no canto para fazer o primeiro.
Aos 10 minutos, Lúcio Maranhão fez a inversão da direita para a esquerda e achou Denis Miranda dentro da área, o camisa 11 ajeitou para Miliano chegar batendo cruzado, a bola passou muito perto da trave de Bruno Saul.
A primeira oportunidade do Operário foi em cobrança de falta frontal de Juan aos 14 minutos, Vinicius Fávero foi buscar no ângulo. Aos 30 minutos, foi a vez de Jean Torres mandar uma pancada de fora da área e fazer Bruno Saul trabalhar, resposta do Manaus.
Aos 39 minutos, após troca de passes por dentro no campo de ataque, o lateral Kepper se apresentou na entrada da área e finalizou no alto, Vinicius fez grande defesa, evitando o empate do Operário.
Na reta final do primeiro tempo, aos 41 minutos, Jean Torres achou Lúcio Maranhão nas costas da defesa e acertou uma enfiada certeira, o camisa 9 tentou concluir de canhota na saída de Saul, que esticou os pés e espantou o perigo.
Segundo tempo
Aos 18 minutos, Jean Torres acionou Thiaguinho nas costas da defesa, o camisa 7 invadiu a área e bateu por cima do gol. Mas no minuto seguinte, o camisa 10 esmeraldino achou novamente uma linda boa para Denis na cara do gol, mas o atacante foi solidário e rolou rasteiro para Lúcio Maranhão empurrar pro gol vazio, fazendo o segundo gol esmeraldino.
O Manaus se animou e seguiu em cima. Aos 23, Thiaguinho arrancou pela direita cruzou rasteiro para Lúcio Maranhão, o camisa 9 quase fez o terceiro, mas Juan fez um corte providencial. Aos 35 minutos, Miliano escapou pela esquerda e cruzou na medida para o jovem Levy aparecer com oportunismo na pequena área e marcar pela primeira vez como profissional.
Na sequência, aos 42, o garoto fez mais um. Denis Miranda cruzou da esquerda, Thiaguinho finalizou para defesa de Bruno Saul, mas no rebote, Levy se jogou na bola e saiu para comemorar.
O Caboco do Jogo
Ao final do duelo, o atacante Levy, do Manaus, foi eleito o “Caboco do Jogo”, premiação oferecida pela Federação Amazonense de Futebol (FAF) ao melhor jogador da partida, por meio de votos de três profissionais de imprensa presentes na partida.
Panorama e próximas partidas
O Manaus concluiu a primeira fase do segundo turno na liderança do grupo A, com 10 pontos. Na classificação geral, o Gavião do Norte foi o terceiro colocado, com 18 pontos. No próximo domingo (31), o Manaus encara o São Raimundo, às 15h45, na Arena da Amazônia, pelas quartas de final do returno. Além de ser mandante, o Esmeraldino tem a vantagem de chegar às semifinais até com um empate.
Sem conseguir alcançar a classificação às quartas de final do returno no grupo A, o Operário terminou na última colocação, com um ponto, e está oficialmente rebaixado para a segunda divisão, já que na classificação geral, o Sapão ficou na 9ª e penúltima posição, com cinco pontos.
Confira os melhores momentos