(Foto: João Normando/FAF)
Foi com derrota, mas o Manaus está classificado para o quadrangular final da Série C do Brasileirão. A equipe amazonense perdeu para o Paysandu por 2 a 0 na noite deste sábado (25), na Curuzu, mas ainda assim garantiu vaga como quarto colocado do grupo A por combinações de outros resultados.
Os gols do Papão, que terminou na liderança, foram marcados por Rildo e Danrlei. O quadrangular final, que começa na próxima semana, terá Manaus, Tombense (MG), Novorizontino (SP) e Ypiranga (RS). As equipes se enfrentarão em jogos de ida e volta e brigarão por duas vagas para a Série B.
Primeiro tempo: Paysandu joga no erro de um Manaus sem criação
Mesmo classificado, o Paysandu começou com a bola e fez a primeira investida no ataque com cinco minutos, Rildo cruzou e Robinho não alcançou, passando na frente do gol de Gleibson. Aos 9, Robinho cobrou falta venenosa, mas o Papão não conseguiu concluir. A partir daí, a equipe da casa começou a explorar o erro do Manaus e conseguiu abrir o placar.
Numa perda de posse do Gavião na frente, José Aldo arrancou em contra-ataque e lançou Rildo nas costas da defesa, Edvan não conseguiu cortar e o atacante tocou de bico na saída de Gleibson, fazendo 1 a 0 aos 11 minutos.
O Manaus tentou responder no lance seguinte, Denilson subiu no segundo pau após cruzamento e tocou de cabeça pra fora. Aos poucos, o Gavião foi melhorando na partida. Após troca de passes e invertida de Daniel Costa, Ronaell cruzou para Rafhael Lucas na segunda trave, o camisa 9 tentou ajeitar de cabeça para Denilson, mas a bola foi muito longa e o companheiro não alcançou, aos 27.
Seis minutos depois, Davis achou Gilson Alves no meio, que arriscou de fora, obrigando Victor a buscar no cantinho e jogar para escanteio. Com dificuldades de criar jogadas e abusando de cruzamentos, o Gavião foi para os vestiários em desvantagem, mas ainda classificado pela derrota parcial do Ferroviário.
Segundo tempo: Manaus tenta pressionar, mas volta a ser castigado pelo Papão no contra-ataque
Voltando dos vestiários, uma única mudança: Júlio Rusch no lugar do amarelado Derlan. Com isso, Gilson foi recuado para ser primeiro volante. Nos primeiros momentos, o Manaus foi pra cima e tentou conectar jogadas pelo lado esquerdo. Aos sete minutos, Edvan tabelou com Daniel Costa pela direita, recebeu passe por cima e bateu forte no canto de Victor, que jogou para escanteio.
Aos 17, Davis ganhou na marra pela direita, arrancou e cruzou para Rafhael Lucas, que não chegou na bola. Assim como no primeiro tempo, o Papão chegou ao gol em uma espetada no contra-golpe. Danrlei recebeu lançamento, cortou Luís Fernando e colocou com categoria no ângulo de Gleibson, ampliando a vantagem para 2 a 0. Em cobrança de falta aos 23, Diego Matos acertou o travessão e quase fez o terceiro.
Nos outros jogos, a essa altura, o Ferroviário seguia sendo derrotado pelo Floresta e o Botafogo empatando com o Santa Cruz, resultados que beneficiavam a equipe amazonense. Piza fez mudanças no ataque, colocando nomes como Vitinho, Pira e Paraiba, que não surtiram efeito. Na dele, o Paysandu aguardava na espreita para castigar mais o adversário.
Mesmo com o resultado amargo da derrota em Belém, o Manaus conseguiu se classificar e segue sonhando com o acesso à Série B.