Na reestreia do técnico Evaristo Piza, o time cearense foi cirúrgico na estratégia e deixou a lanterna. Gavião se distancia do G8
Pela 16ª rodada da Série C do Campeonato Brasileiro, o Manaus foi derrotado por 3 a 1 para o Atlético Cearense na tarde deste sábado (23), e conheceu seu segundo revés consecutivo na competição. A partida foi realizada no estádio Domingão, em Horizonte (CE) e marcou a reestreia do técnico Evaristo Piza no comando do Gavião do Norte. Yuri Tanque, Ryan e Vitinho fizeram os gols do time mandante, já Guilherme Pira marcou o gol de honra esmeraldino.
O jogo
Posicionado num 3-4-3, o Manaus começou controlando a posse de bola, mas o time da casa abriu o placar logo na primeira finalização, aos sete minutos. Marcelinho arriscou de fora da área, Matheus foi buscar no canto e acabou dando rebote, Vitinho estava esperto na jogada e tocou pra trás para a chegada de Yuri Tanque, com o gol vazio, fazendo 1 a 0 para o Atlético.
A equipe cearense seguiu pressionando, principalmente na intermediária, quando pegava os jogadores do Manaus desatentos, que erravam passes em sequência. Aos poucos, o Gavião foi se soltando e criando algumas situações, mas nada concreto.
Aos 39, Zé Carlos recebeu passe pela esquerda, a bola quicou e enganou Claudinho, o lateral ficou de frente com Matheus e bateu, o goleiro defendeu à queima roupa e evitou o segundo gol do time mandante. Dominante na reta final, o Manaus empatou em jogada pela direita.
Weriton chegou no fundo e cruzou pra trás, Alvinho dominou, chamou a marcação e num grande pivô, rolou para Guilherme Pira bater de canhota no canto de Carlão, que ainda tocou nela, mas não conseguiu salvar, tudo igual em Horizonte aos 42 minutos. Porém, a comemoração do Gavião durou pouco, aos 46, Marcelinho cobrou escanteio, a defesa não afastou, bola ficou viva no meio e sobrou para Ryan estufar as redes de Matheus e recolocar a Águia na frente.
Segundo tempo
Na volta do intervalo, Piza promoveu as entradas dos três reforços contratados: Clayton, Michel e Jean Dias, nas vagas de Denoni, Alvinho e Renanzinho. O time começou com uma postura mais ofensiva, ocupando o campo de ataque, jogando o Atlético pro campo de defesa. Aos 10, a defesa do rubro-negro cochilou e o chutão de Weriton virou um lançamento para Michel, o atacante ganhou na força e finalizou cruzado para defesa de Carlão, no rebote, Clayton chutou fraco e não levou perigo.
Só que aos 20 minutos, o Atlético foi feliz na estratégia, teve uma única chance na segunda etapa, e selou a vitória. Juninho Quixadá fez o pivô e deixou Vitinho na boa para invadir a área e bater firme no canto de Matheus, anotando o terceiro da Águia. O Manaus se lançou pra frente, mas pouco inspirado e com muitos erros na conclusão, parou diante de um Atlético aguerrido e bem fechado. Aos 42, Jean Dias carimbou a trave em cobrança de falta e quase diminuiu.
Panorama e próximas partidas
Com a segunda derrota seguida, o Manaus caiu para a 12ª colocação e com o desenrolar da rodada deve se distanciar ainda mais da zona de classificação. Por outro lado, o Atlético chegou aos 16 pontos e deixou a lanterna, subindo para , mas ainda não saiu da zona de rebaixamento.
Pela 17ª rodada, o Manaus volta pra casa no próximo sábado (30), em duelo direto contra o Botafogo-PB, às 16 horas, na Arena da Amazônia. No mesmo dia, mas duas horas antes, o Atlético visita a Aparecidense, em Goiás.
Confira os melhores momentos: