(Foto: Alex Pazuello/Semcom)
Após uma reunião nesta segunda-feira (31), a Conmebol definiu o Brasil como novo país-sede da Copa América e Manaus pode ser uma das cidades brasileiras a receber os jogos. A competição seria inicialmente realizada na Colômbia e na Argentina.
Ainda no início da reunião, tanto CBF quanto Conmebol descartaram a possibilidade de o Brasil organizar o torneio, mas ao longo do encontro mencionou-se que o país tem estádios de Copa do Mundo que estão ociosos, como o Mané Garrincha, em Brasília, a Arena Pernambuco, a Arena das Dunas, em Natal e a Arena da Amazônia.
A ideia inicial dos organizadores é colocar um grupo para jogar em Manaus e Brasília, o outro nos dois estádios do Nordeste. Durante a competição, o Campeonato Brasileiro não será interrompido.
De acordo com a Conmebol, a competição terá início no dia 11 de junho e será encerrada no dia 10 de julho. Cidades-sedes e a tabela de jogos serão anunciadas “nas próximas horas”, e o desejo da Conmebol é fazer a final no Maracanã.
Os organizadores consultaram o governo federal, que deu sinal verde para o torneio. A entidade agradeceu ao presidente Jair Bolsonaro e à CBF por “abrir as portas desse país” para o “evento esportivo mais seguro do mundo”.