O jurídico esmeraldino entrou em ação e aponta uma possível escalação irregular do time goiano como última cartada para evitar o rebaixamento à Série D
Em campo, o Manaus foi rebaixado à Série D do Campeonato Brasileiro depois do empate 0 a 0 com o Figueirense no último sábado (26). Com o descenso decretado, o Gavião do Norte identificou uma irregularidade da Aparecidense-GO quanto a uma possível escalação irregular, e vai tentar reverter a situação no extracampo. Nesta terça-feira (29), o departamento jurídico do clube apresentou uma notícia de infração junto ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD).
A situação tem como pivô o lateral-esquerdo Matheus Leal. Ele levou cartão amarelo nos jogos contra Paysandu (1ª rodada), Botafogo-PB (13ª rodada) e Pouso Alegre-MG (14ª rodada), e teria que cumprir suspensão automática no jogo seguinte, contra o Floresta-CE. No entanto, apesar de não ter entrado em campo, o nome do atleta consta entre os relacionados na súmula da partida em questão. O documento está publicamente disponível no site da CBF.
Caso a infração seja confirmada, conforme disposto no artigo 214 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), a Aparecidense poderia ser punida com a perda do número máximo de pontos atribuídos a uma vitória (três pontos), e de acordo com o inciso dois, também os pontos conquistados na partida em questão (um ponto do empate sem gols).
No fim das contas, o time goiano, que terminou com 22 pontos na 15ª posição, cairia para os 18 pontos e seria rebaixado no lugar do Manaus, que ficou com 20 pontos na 17ª colocação.
“O Manaus FC está agindo em consonância com o regulamento e os princípios esportivos, buscando seus direitos e aguardando a decisão imparcial da justiça desportiva. O clube amazonense reforça seu compromisso com a integridade das competições esportivas e com a aplicação rigorosa das regras estabelecidas. A ação junto ao STJD é um reflexo da busca incessante pelo cumprimento das normas e pela igualdade de condições para todos os clubes envolvidos na competição”, afirmou o clube em nota oficial.
O lado goiano
A Aparecidense ainda não se manifestou oficialmente sobre o caso, mas vale ressaltar que, apesar de constar no documento oficial, o nome de Matheus Leal não aparece na arte de escalação divulgada nas redes sociais do Camaleão no dia do jogo contra o Floresta, nem entre os titulares, nem como opção no banco de reservas. Quem veste a camisa 21 é o meia João Pedro.
A última esperança
Uma possível punição ao time goiano e permanência esmeraldina na Série C salvaria a temporada ruim do Manaus no 10º ano de fundação. A campanha na Série C teve cinco vitórias, cinco empates e nove derrotas. Antes do Brasileiro, o clube foi eliminado precocemente nas quartas de final do Campeonato Amazonense, na primeira fase da Copa do Brasil e na segunda fase da Copa Verde.