(Foto: João Normando/FAF)
O fator casa fez diferença mais uma vez nesta Série C e o Manaus venceu jogando na Arena da Amazônia, na tarde deste sábado (21). Com gols de Gilson Alves e João Diogo na etapa final, o Gavião do Norte bateu o Altos-PI por 2 a 0 e assumiu a liderança provisória do grupo A na competição, em partida válida pela 13ª rodada.
Primeiro tempo: jogo estudado e Manaus ligeiramente superior
Com o mesmo time pela terceira rodada consecutiva, o Manaus começou propondo o jogo e esperto na marcação, tentando conectar jogadas em velocidade, principalmente pelo lado esquerdo com Dudu Mandai avançando bastante. A primeira finalização saiu aos 17 minutos, Rafhael Lucas tentou chute de letra sem sucesso, a bola sobrou pra ele mesmo, que girou em cima da marcação e bateu na rede pelo lado de fora.
O Floresta equilibrou o jogo, contando com a atuação de Manoel, artilheiro da equipe, que saía bastante da área para ajudar a armar os ataques. O Verdão demorou a finalizar, mas nos 33 minutos chegou duas vezes de fora da área com Klenisson. O Gavião conseguiu trocar passes e chegou com perigo aos 37, Guilherme Amorim lançou no corredor para Dudu Mandai, que chegou no fundo e tentou surpreender com chute direto pro gol, para defesa de Mondragon.
Nos acréscimos, o Manaus foi pro abafa, Dudu Mandai recebeu no mano a mano com a defesa em contra-ataque, arrancou sozinho e sofreu falta na entrada da área, Davis cobrou na barreira, na volta, emendou um chute sem pulo e Mondragon pegou. Outra chance surgiu ainda aos 47, Davis bateu escanteio da direita, Luís Fernando apareceu de trás e cabeceou por cima. Fim de primeiro tempo, sem gols marcados.
Segundo tempo: mudanças surtem efeito e Manaus constrói vitória
Piza voltou do intervalo com uma mudança, a mesma que fez na vitória sobre o Voltaço: sacou Paraíba e promoveu Douglas Lima na armação. Faltava capricho no último passe. A equipe amazonense demorou a entrar no jogo na etapa final e passou alguns minutos apenas olhando o Altos trocar passes. Aos 15 minutos, Dudu acelerou na esquerda para Rafhael Lucas, que cruzou no segundo pau pra Douglas, cabeceando pra fora.
Em seguida, Piza fez uma mudança tripla no ataque do Gavião, entraram João Diogo, Vitinho e Diego Rosa nas vagas de Gabriel Davis, Denilson e Rafhael. O time passou a apresentar mais intensidade, mas ainda sem conseguir furar a defesa do Altos no primeiro momento. Aos 28, Barba virou para Vitinho, ele avançou e chutou cruzado, a bola desviou na defesa e quase enganou Mondragon, que jogou pra escanteio.
O gol que já estava maduro, se concretizou aos 31 minutos. Douglas Lima cruzou na área, Mimica afastou e Gilson Alves, de frente, arriscou de fora, a bola desviou na marcação e foi no canto, placar aberto na Arena. Dois minutos depois, o Manaus seguiu em cima para tentar ampliar, João Diogo invadiu a área pela esquerda e bateu de chapa, Mondragon pegou.
O Gavião do Norte matou o jogo já nos acréscimos, Edvan cruzou na área e João Diogo, livre de marcação no segundo pau tocou na saída do goleiro, fazendo 2 a 0 aos 47 minutos. Fim de papo.
Panorama e próximas partidas
A vitória colocou o Manaus na liderança provisória do grupo A, com 21 pontos somados. O Gavião agora torce por um tropeço do vice-líder Paysandu contra o Volta Redonda na próxima segunda-feira (23).
Pela 14ª rodada, o Manaus volta a campo no próximo sábado, às 16 horas (de Manaus), em Tombos, contra a Tombense-MG, no sábado (28). No dia seguinte, o Altos-PI recebe o Botafogo-PB, no Albertão, às 16 horas (de Brasília).