Manaus vence Jacuipense por 1 a 0 e retoma liderança na Série C
(Foto: Renan Oliveira/Jacuipense)
O Manaus FC alcançou sua segunda vitória como visitante na Série C do Brasileirão, na tarde deste sábado (4). Com gol de João Diogo, na segunda etapa, o Gavião do Norte venceu o Jacuipense-BA por 1 a 0 e retomou a liderança do grupo A de maneira provisória. A partida, válida pela 15ª rodada aconteceu no estádio do Barradão, em Salvador.
Primeiro tempo: Manaus cria chances, mas para no goleiro Jean
Contando com a volta de três titulares e a reestreia de Derlan, o Manaus começou marcando alto a saída de bola do adversário, mas foi baixando as linhas com o passar dos minutos. O Jacupa tentava furar o bloqueio do Manaus, mas pecando no último passe.
Ofensivamente, o Gavião começou a gostar do jogo a partir dos 16 minutos, em jogada individual de Gabriel Davis, ele arrancou desde o meio até a entrada da área, puxou pra canhota e mandou um balaço no canto de Jean, que praticou a defesa. Aos 18, após troca de passes, Denilson ajeitou para Gilson Alves na meia-lua, o camisa 17 chutou forte de primeira e Jean foi buscar no alto.
Aos 39, mais uma chegada perigosa, Anderson Paraíba inverteu para Dudu Mandai, que escorou de cabeça pro meio da área, onde estava Rafhael Lucas, o camisa 9 esticou a perna direita e finalizou, para nova defesa de Jean, jogando para escanteio. Na bola parada, Luís Fernando recebeu cruzamento de Edvan e cabeceou por cima do gol, aos 43. Fim de primeira etapa, ninguém balançou as redes.
Segundo tempo: Piza demora a mexer, mas substituições resolvem o jogo
Sem modificações, o Manaus viu apenas o Jacupa mexer e mandar a campo o meia Janeudo, que já passou pelo Gavião do Norte. Pelo lado direito com Edvan, a equipe criou boas chances nos primeiros minutos, mas ainda esbarrando na defesa baiana. Sem chances reais para nenhuma das equipes, o técnico Jonilson Veloso foi mexendo no time, mas não surtiu tanto efeito, a equipe seguiu com dificuldades na criação.
Piza foi promover suas primeiras alterações apenas com 25 minutos, com Rosa e Marcelinho nos lugares de Denilson e Paraíba. Em seguida, João Diogo e Vitinho para imprimir velocidade. E logo na primeira jogada, João recebeu após pivô de Diego Rosa na linha de fundo, cortou o zagueiro e sofreu pênalti. O próprio camisa 96 pegou a bola, bateu no canto direito, Jean defendeu, mas ofereceu rebote, que João Diogo não desperdiçou, fazendo 1 a 0 para o Manaus.
Mesmo com a vantagem, o Gavião seguiu alugando o campo de ataque para tentar matar o jogo. O time baiano tentou pressionar, mas o Esmeraldino fechou a casinha e garantiu os três pontos.
Panorama e próximos jogos
Com mais três pontos, o Gavião chegou a 24 e subiu para a liderança provisória do grupo A. Agora resta “secar” o Tombense-MG, que visita o Botafogo-PB neste domingo (5).
Depois de dois jogos fora, o Manaus volta a atuar na capital amazonense no próximo domingo (12), às 15 horas (de Manaus), contra o Botafogo-PB, no estádio da Colina. A Arena da Amazônia será fechada para reparos visando o jogo entre Brasil x Uruguai, em outubro.
Abrindo a 16ª rodada na sexta-feira (10), o Jacupa joga novamente em casa, desta vez no estádio de Pituaçu, contra o Volta Redonda, às 20 horas (de Brasília).
Pingback: Manaus anuncia dupla ex-Inter de Limeira; João Diogo está de saída