(Foto: Marcos Mendonça/JC)
Na tarde desta quarta-feira (21), em Itacoatiara, o Manaus bateu o JC por 2 a 0 e abriu boa vantagem no jogo de ida das quartas de final do Campeonato Amazonense. Os gols do Gavião do Norte foram marcados por Erivelton, aos 30 minutos do primeiro tempo, e Luis Fernando, aos 48 da segunda etapa. Com o resultado, o Tigre do Norte terá que vencer por três gols de diferençana capital amazonense se quiser avançar às semifinais, já para o Esmeraldino, até uma derrota por dois gols de diferença o coloca na próxima fase. O jogo de volta acontece no próximo sábado (24), às 16h05, no estádio da Colina.
Primeiro tempo: Manaus aproveita lados do campo e abre vantagem, mas abusa de perder gols
O Manaus foi a campo com novidade no time titular: o meia Anderson Paraíba foi escalado para fazer o lado direito do ataque, com Diego Rosa fazendo a função de centroavante, enquanto o JC começou com uma linha de cinco defensores, se resguardando da ofensividade do Gavião do Norte. No primeiro minuto, Erivelton recebeu livre na pequena área, arrumou o corpo e bateu, mas o goleiro Ferrari salvou o JC e evitou o gol. A pressão se manteve até os 15 minutos, quando o JC conseguiu equilibrar as ações e atacar com um pouco mais de intensidade, mas sem incomodar Gleibson.
O Tigre do Norte chegou com perigo aos 21 minutos em jogada individual pelo lado direito de João Marcos, que tirou da marcação e cruza rasteiro, mas o goleiro Gleibson se antecipou ao atacante Jean e afastou, mas acabou levando a pior na dividida, precisando de atendimento médico. Depois da parada médica, o Manaus teve uma grande chance aos 25 minutos em jogada coletiva, Gilson Alves recebeu na meia-lua e tocou de letra para Anderson Paraíba, que esperou a ultrapassagem pela direita e rolou para Edvan chegar batendo, a forte finalização cruzada do camisa 22 explodiu na trave do JC.
Seguindo nas investidas pelos lados do campo, o Esmeraldino alcançou a abertura do placar aos 30 minutos, Assis acertou um belo cruzamento pela esquerda dentro da pequena área, onde estava Erivelton no meio dos zagueiros, que chapou de perna direita para completar pro gol, fazendo 1 a 0 para o time visitante
Percebendo uma deficiência na marcação pelo lado direito da defesa, Morgado desfez a improvisação do volante João Marcos e lançou Zé Gomes, um lateral de origem, ainda aos 37 minutos. Dois minutos depois, Assis, que vinha fazendo uma excelente partida, desperdiçou uma oportunidade de ouro. Gabriel Davis cobrou falta na área e o camisa 29, sozinho, embaixo da trave, chutou por cima do gol. Acuado, o JC não conseguiu mais atacar, com o Manaus empurrando o time de Itacoatiara pro campo de defesa, mas perdendo muitos gols. Aos 45 minutos, Anderson Paraíba girou bem no meio, em cima de três marcadores e deu passe açucarado para Edvan nas costas da defesa. Ele chegou cara a cara com o goleiro Ferrari, chutou cruzado, mas mandou para fora.
Segundo tempo: JC volta melhor, Manaus retoma controle e amplia no fim
O JC voltou mais disposto na segunda etapa, marcando pressão na saída de bola do Manaus e tentando trocar passes com mais tranquilidade. Aos 4 minutos, Diego Vitor recebeu na meia-lua com dupla marcação e enxergou a infiltração de Jean pelo lado direito do ataque, o camisa 18 sozinho, dominou e chutou por cima, perdendo uma grande chance para o time da casa. Assim como na primeira etapa, o Gavião retomou o controle do jogo e quase ampliou com Vinícius Barba em dois lances individuais aos 14 minutos. O volante arriscou duas vezes de fora da área na sequência, mas Ferrari conferiu a defesa em ambos os lances.
Ainda com a pontaria pouco afiada, o Tigre do Norte ensaiou uma pressão, contando com algumas alterações, mas não marcou. Pelo lado do Manaus, Vitinho entrou aos 17 minutos e fez sua reestreia, para tentar dar um pouco mais de velocidade e criatividade para o time, mas não teve impacto logo de início. Aos 28, Edvan avançou pela direita, passou por três ,marcadores na marra e cruzou pra trás, Gilson não consegue bater de primeira e furou, mas rapidamente se recuperou e chutou, para defesa de Ferrari. Aos 30, Assis bateu falta nas mãos do goleiro do JC, que trabalhou novamente no minuto seguinte em chute rasteiro de Vitinho.
Não contente com a vantagem mínima, Luizinho Lopes sacou o volante Gilson e mandou Jackie Chan a campo para tentar ampliar o placar e deixar o Esmeraldino mais perto da vaga. O Manaus seguiu pressionando e aos 37, Vitinho bagunçou a defesa pelo lado esquerdo e tocou para Anderson Paraíba, o meia dominou na entrada da área, chutou firme de canhota e Ferrari foi buscar lá no ângulo. Dois minutos depois, Assis tentou infiltrar pelo meio, o defensor do JC se atrapalhou e a bola sobrou para o lateral, frente a frente com Ferrari, que fechou o chute e impediu o segundo gol. Com muitas dificuldades de parar as investidas do Manaus, o JC seguiu oferecendo espaços, enquanto a equipe visitante não acertou o pé e somente na bola parada ampliou. Gabriel Davis cobrou escanteio pelo lado direito na cabeça de Luis Fernando, que testou no canto direito do goleiro, fazendo 2 a 0 aos 48 minutos, fim de papo.
Panorama e próxima partida