Ícone do site Portal Esporte Manaus

Manaus vence Nacional por 1 a 0, se classifica pras semis e elimina Leão

(Foto: João Normando/FAF)

Na tarde desta terça-feira (23), o Manaus venceu o Nacional por 1 a 0 na Arena da Amazônia, em jogo válido pela terceira rodada do Campeonato Amazonense de 2020. Philip marcou o gol solitário do Gavião do Norte aos 23 minutos da segunda etapa.

Com a segunda vitória seguida na competição, o Manaus chegou aos seis pontos, garantiu classificação para a semifinal e anulou as chances do Nacional, que encerra sua participação com um empate e duas derrotas.

Em jogo adiado da primeira rodada, o Gavião do Norte ainda joga na quinta-feira (25) para decidir a liderança do grupo A contra o Penarol, que goleou o Amazonas FC por 3 a 0 em Itacoatiara e assim como o Manaus, se classificou e eliminou o adversário da disputa.

O jogo

Com ambas as equipes precisando da vitória , o jogo começou frenético e logo no primeiro minuto, Guilherme Amorim pressionou a saída do Nacional, roubou e tocou para Douglas Lima, que arriscou de fora da área, Adrian foi no ângulo buscar a bomba e jogou pra escanteio.

Após um começo de jogo movimentado, o ritmo caiu, com o Manaus aproveitando os três volantes na intermediária para marcar atrás da linha da bola e dando a posse para o Nacional, que trocava passes mas não conseguia furar a defesa esmeraldina.

Jogo começou elétrico na Arena (Foto: João Normando/FAF)

O Manaus voltou a chegar ao ataque com perigo e teve a melhor chance da primeira etapa aos 22 minutos, numa tabela de Gilson com Edvan, o lateral recebeu do volante na direita e cruzou na medida para o camisa 17 que invadiu a área e cabeceou no travessão. O panorama do jogo seguiu morno até o fim do primeiro tempo sem gols.

Segundo tempo

Para o segundo tempo, Luizinho Vieira mandou a campo o atacante Jackie Chan, recuperado de lesão muscular após dois jogos fora. Se os primeiros 45 minutos foram marcados por poucas finalizações, na segunda etapa demorou 5 minutos para a primeira chegada. O Nacional assustou primeiro com uma cobrança de falta venenosa de Romão, que foi com força e Rafael desviou pra escanteio.

Guilherme Amorim estreou como titular no Manaus (Foto: Milly Barreto/Nacional)

O Leão passou a gostar do jogo e quase abre o placar aos 16 minutos, quando Flamel recebeu na entrada da área buscando o canto direito de Rafael, que foi buscar e fez a defesa. Com o ataque apagado no segundo tempo, o técnico Luizinho Vieira promoveu a estreia do recém-chegado Rafael Ibiapino para ter uma referência na área, além do volante Vinicius Barba.

Logo na primeira jogada do camisa 30, ele achou Philip nas costas da zaga, o atacante invadiu a área, tirou a marcação com um corte e chutou cruzado de canhota no cantinho para abrir o placar para o Manaus. Com a vantagem, o Gavião chegou mais uma vez aos 30 com Edvan, que chegou à linha de fundo e cruzou pra área, Ibiapino e Erivelton não alcançaram a bola.

Com a eliminação iminente, o Nacional partiu pra cima e ensaiou uma pressão sobre o Manaus, que se defendia como podia e tentava cozinhar o jogo. Em um escanteio rebatido pela defesa do Manaus, Erivelton puxou contra-ataque do campo de defesa e rolou para Jackie Chan, que bateu colocado de chapa para boa defesa de Adrian já com 41 minutos.

O Naça lutou, mas não conseguiu marcar e deu adeus à competição. Semifinais já tem São Raimundo, Fast Clube, Penarol e Manaus classificados, restando apenas a ordem da classificação.

Sair da versão mobile