Barezão 2022Esporte localManaus FCPrincesa do Solimões

Manaus vence Princesa por 2 a 1 na ida da final do Amazonense

Os três gols da partida aconteceram no segundo tempo e deixam o duelo aberto para a decisão de sábado (2), em Manacapuru

No jogo de ida da final do Campeonato Amazonense de 2022, o Manaus saiu em vantagem ao vencer o Princesa do Solimões por 2 a 1, na tarde desta quarta-feira (30), na Arena da Amazônia. Gilson e Moreira fizeram os gols do Gavião, Max descontou para o Tubarão.

O jogo

Logo com quatro minutos, o Manaus quase marcou. Ibiapino cobrou falta lateral no segundo poste, Rayne ganhou no alto e testou no chão, a bola ia no gol, mas resvalou em Luis Paulo, que acabou salvando o primeiro gol da partida. No lance seguinte, o Princesa respondeu com Eric, o zagueiro recebeu cruzamento e cabeceou por cima do gol de Reynaldo.

Sem espaço para trabalhar pelo meio, as equipes tentavam o “facão” nas costas das defesas. Numa bola longa, Ibiapino foi lançado e aproveitou um vacilo de Ivanzinho, que estava na marcação, para pegar a bola na frente. Nisso, o goleiro Luis Paulo saiu e ficou no meio do caminho, o atacante passou por ele e bateu sem ângulo, a bola quase entrou, mas ficou na frente do gol.

Até o fim do primeiro tempo, nenhum lance de grande perigo aconteceu, retrato de uma partida morna na Arena.

Segundo tempo

A parte final começou melhor que a primeira, com o Manaus quase abrindo o placar aos dois minutos. Rayne tabelou com Ibiapino pela esquerda e tocou para Silvano, de frente com Luis Paulo, o atacante demorou a finalizar e acabou travado pela defesa na conclusão.

Aos 10, numa bola direta, Ibiapino recebeu uma casquinha e saiu de frente pro gol, mas ao dominar, foi derrubado, mas o árbitro Edmar Campos não viu pênalti. O Manaus seguiu no campo de ataque e enfim marcou o primeiro gol. Renan bateu escanteio pela esquerda em direção ao meio da área, Rayne subiu e escorou para o segundo poste, onde estava Gilson Alves, que completou de cabeça pro gol, fazendo 1 a 0 na decisão.

Momento exato da cabeçada de Gilson, que abriu o placar para o Manaus

A postura do Princesa mudou após o gol sofrido, mas a equipe tinha dificuldades em conectar jogadas e incomodar o Manaus. Aos 19, Luciano cobrou falta na entrada da área por cima do gol esmeraldino. Quatro minutos depois, praticamente do mesmo lugar, novamente Luciano bateu falta venenosa, desta vez, obrigando Reynaldo a jogar para escanteio. Em arrancada de Silvano pela esquerda, o atacante cruzou pra trás, a bola chegou em Thiaguinho, que bateu de primeira buscando o canto direito de Luis Paulo, o goleiro fez a defesa e deu rebote, mas a zaga afastou.

Consagrando uma grande partida do zagueiro/volante Rayne, ele lançou Vitinho na ponta direita, no mano a mano com Eric, o camisa 11 cruzou na medida do outro lado para Moreira, que chegou batendo de primeira com força, sem chances para Luis Paulo, fazendo 2 a 0 para o Gavião e ampliando a vantagem aos 37 minutos. Lana fez alterações, mandou o Princesa todo pro ataque e diminuiu três minutos depois. Em falta batida rápida, Fabrício saiu sozinho pelo lado esquerdo e bateu cruzado, Max completou pro gol, 2 a 1. O Tubarão tentou pressionar, mas não conseguiu o empate. Fim de jogo.

Panorama

A grande decisão está marcada para as 15h30 do próximo sábado (2), no Estádio Gilbertão, em Manacapuru. Para ser campeão, o Princesa precisa vencer por um gol de diferença, visto que tem a vantagem do empate no placar agregado. O Gavião garante o título com um empate.

Confira os melhores momentos: