As equipes amazonenses fizeram jogo amarrado na Colina, o Gavião do Norte segue adiante e embolsa R$ 750 mil de premiação
Por Lucas Queiroz e Matheus Pereira
Pela terceira vez consecutiva, o Manaus está classificado para a segunda fase da Copa do Brasil! No duelo amazonense contra o São Raimundo, realizado na tarde desta quinta-feira (24), no Estádio da Colina, o Gavião do Norte venceu por 1 a 0 e avançou na competição nacional, de quebra, colocando na conta R$ 750 mil de premiação da CBF. O único gol do jogo foi marcado por Thiaguinho, ainda no primeiro tempo.
O jogo
Digna de um duelo eliminatório, a partida começou pegada, não faltou disposição das equipes no início. As posturas dos times eram claras, o Manaus tentando propor o jogo, e o São Raimundo postado atrás para sair no contra-ataque. A primeira chegada foi do Manaus, aos oito minutos, Rafael Rosa cobrou falta lateral na cabeça de Felipe Cordeiro, que testou nas mãos de Matheus Melo.
Aos 10, chegou o Tufão, também na bola parada. Diego Vitor sofreu falta cometida por Rafael Rosa. Guilherme cobrou, a bola passou no meio da barreira, mas foi fraca nas mãos de Reynaldo.
Um fato curioso marcou o primeiro tempo: o técnico Evaristo Piza foi obrigado a fazer as três paradas permitidas e promover três substituições, por conta de atletas lesionados: saíram Cordeiro, Rogério e Rafael Rosa para as entradas de Gutierrez improvisado, Paranhos e Moreira.
Um novo lance de perigo veio acontecer já aos 39 minutos, Thiaguinho levantou na área, Gutierrez subiu mais que todo mundo e finalizou nas mãos de Matheus. Numa jogada rápida aos 41, o Manaus abriu o placar. Após briga pela bola no meio, Alvinho foi lançado e fez o pivô para Thiaguinho, o passe desmontou a defesa alviceleste, então o camisa 77 arrancou em velocidade, deixou a marcação pra trás e de frente com Matheus, escolheu o canto esquerdo rasteiro para fazer 1 a 0.
Segundo tempo
Logo no primeiro minuto da segunda etapa, Chan recebeu pela esquerda, invadiu a área e bateu de esquerda para fora. O Gavião chegou de novo aos 16 minutos, na bola parada. Thiaguinho cobrou escanteio direto e a bola bateu na trave de Matheus.
E o Gavião seguia conseguir chegar com mais perigo. Em contra-ataque, Chan recebeu pela esquerda, limpou para o meio e rolou para Toninho finalizar de perna esquerda no meio do gol.
Aos 27 minutos, o Manaus teve a chance Chan invadiu a área sozinho e foi derrubado por Elyvelton, que acabou sendo expulso e o árbitro marcou pênalti. Na cobrança, Thiaguinho bateu no canto direito de Matheus, que voou para fazer a defesa. Instantes depois, Chan mais uma vez invadiu a área e bateu travado, q bola desviada passou muito perto da trave.
A resposta do São Raimundo veio logo depois, quando após escanteio cobrado na área, a bola foi desviada na primeira trave e Lucas Peteca cabeçeou para ótima defesa de Reynaldo.
Já aos 42, foi o Gavião quem mais uma vez ficou perto do gol. Silvano recebeu na direita, cruzou fechado e Varane desviou na direção do próprio gol, mas Matheus segurou. E já nos acréscimos, Chan recebeu mais uma vez pela esquerda, puxou para o meio e chutou com perigo para fora. Fim de papo, classificação esmeraldina.
Panorama e próximas partidas
Na segunda fase, o Manaus aguarda o vencedor de Campinense e São Paulo, que sai no fim do dia. Conforme determinado em sorteio, o Gavião do Norte sabe que jogará fora de casa, em São Paulo ou na Paraíba.
No Estadual, as equipes voltam a campo no fim de semana. Na liderança, o Manaus enfrenta o Iranduba fora de casa, às 15h30 de domingo. Em situação oposta, buscando fugir do rebaixamento, o Tufão visita o virtualmente rebaixado JC, em Itacoatiara, no mesmo dia, mas às 15 horas.
Confira os melhores momentos: