(Foto: João Normando/FAF)
O Manaus venceu o Tombense-MG por 2 a 1, neste sábado (26), na Arena da Amazônia pela 5ª rodada da Série C do Campeonato Brasileiro e se manteve com 100% de aproveitamento jogando em casa. O Gavião do Norte abriu o placar com Gabriel Davis, o Gavião-Carcará empatou com Everton, mas Vanilson garantiu a terceira vitória do Esmeraldino na competição.
Primeiro tempo: Gavião faz o dever de casa e abre vantagem
A partida começou com o Tombense pressionando a saída de bola do Manaus, mesmo fora de casa, para tentar chegar ao gol de Renan Rocha, mas quem teve a primeira chance foi o Gavião. Aos cinco minutos, Diego Rosa aproveitou passe errado, invadiu a área mas chutou fraco para fácil defesa de Felipe Garcia. Os minutos seguintes foram marcados pelo equilíbrio e ausência de chances de gol.
O Manaus conseguiu ficar mais com a bola e tentava chegar com perigo. Até que aos 22 minutos, Dudu Mandai foi no fundo e cruzou para trás e Gabriel Davis finalizou de primeira da entrada área para abrir o placar para o Manaus. Dois minutos depois o Gavião chegou de novo, quando Edvan cruzou na cabeça de Vanilson, que cabeceou para boa defesa de Felipe Garcia.
O jogo voltou a ficar equilibrado, com o Tombense tentando voltar a pressionar a saída de bola do Manaus e tentando ficar mais com a bola para criar chances de gol, mas sem sucesso. Com a vantagem no placar, o Gavião do Norte aceitou a posse de bola do adversário e tentava sair em velocidade, mas também sem sucesso. Final de primeiro tempo e vantagem esmeraldina.
Segundo tempo: empate e artilheiro mais uma vez decisivo
Da mesma forma que terminou a etapa inicial, o segundo tempo começou com a equipe mineira com mais posse de bola, tentando ter as principais iniciativas ofensivas, mas sem sucesso, já que faltava criatividade e o Manaus conseguia se segurar bem. Aos oito minutos, o Gavião tentou chegar na bola parada com Allan Dias, que cobrou falta e obrigou Felipe Garcia espalmar para escanteio.
Seguindo com mais posse, o Tombense chegou ao empate aos 21 minutos, Caíque, que tinha acabado de entrar, foi mais esperto que Dudu Mandai e Thiago Spice e avançou em velocidade, saiu na cara do gol e tocou por cima de Renan Rocha, a bola foi fraquinha na direção do gol, até que Everton, de carrinho, empurrou para as redes.
Após tomar o empate, o Manaus voltou a valorizar mais a posse de bola, tentando chegar ao segundo gol. Até que aos 33 minutos, João Diogo tocou pro Dudu Mandai, que foi mais uma vez na linha de fundo e rolou para Vanilson embaixo da trave só empurrar para o gol. Com mais um tento, o camisa 26 do Gavião se isolou na artilharia da Série C com cinco gols. A partida seguiu sem sustos à equipe amazonense, que desta vez segurou o resultado. Final de jogo, Manaus 2 a 1 no Tombense.
Panorama e próxima partida
Com a vitória, o Manaus assume mais uma vez a liderança provisória da competição com nove pontos. Para se manter na ponta, o Gavião vai torcer por um tropeço do Volta Redonda, que recebe o Santa Cruz, também neste sábado. Por sua vez, o Tombense permanece na 6ª colocação com seis pontos. Na próxima rodada, o Gavião do Norte encara o Jacuipense, no sábado (3), também na Arena da Amazônia, enquanto o Gavião-Carcará recebe o Botafogo-PB, no mesmo dia, no Almeidão, em Tombos (MG).