Manaus vence Volta Redonda por 1 a 0 e volta ao G4 da Série C
(Foto: joao Normando/FAF)
Jogando na Arena da Amazônia na tarde deste domingo (8), o Manaus fez valer o fator casa, venceu o Volta Redonda pelo placar de 1 a 0 e somou a segunda vitória consecutiva na Série C do Brasileirão, em partida válida pela 11ª rodada da competição. O gol decisivo foi do volante Gilson Alves, no fim do primeiro tempo.
Primeiro tempo: volume de jogo coloca Manaus na frente no fim
O técnico Evaristo Piza optou pela manutenção da mesma equipe que bateu o Santa Cruz no Arruda. O Manaus começou marcando forte no meio de campo e tentando construir pelas pontas. No contra-ataque, o Voltaço criou a primeira chance clara de gol, o lateral Júlio Amorim atacou pela direita, cortou Dudu Mandai e chutou da canhota no canto, para defesa de Gleibson, aos 9 minutos.
O Gavião respondeu aos 13, Guilherme Amorim carregou pelo meio e tocou para Denilson, que lançou Rafhael Lucas dentro da área, pressionado pela defesa, o camisa 9 bateu na saída de Vinicius, que evitou o gol. O time amazonense manteve a marcação encaixada, pressionando a saída do Voltaço, que tinha dificuldades para passar da intermediária, mas quando conseguia, chegava com perigo. Aos 27, Luciano Naninho tocou para Rômulo, que bateu fraco cruzado, fácil para Gleibson.
Aos 40, Emerson Júnior arriscou chute da meia-lua, Gleibson buscou no canto e espalmou, no rebote, fez nova defesa na chegada de Caio Vitor. Nos acréscimos, aos 46, Dudu tabelou Rafhael no meio, foi à linha de fundo e cruzou, a bola passou por Denilson e sobrou para Gilson Alves, que pegou um chute de bate-pronto e achou o ângulo de Vinicius, fazendo 1 a 0 pro Manaus e fechando o primeiro tempo com a vantagem.
Segundo tempo: boas mexidas de Piza mantêm ritmo e garantem resultado
Na volta do intervalo, Piza fez a primeira mudança: tirou Paraíba e lançou Douglas Lima para tentar melhorar o último passe. Diferente do primeiro tempo, o Volta Redonda teve mais ímpeto e impôs volume no campo de ataque, tentando cruzamentos perigosos, que a defesa esmeraldina conseguiu afastar. Aos 18 minutos, Douglas foi esperto, antecipou no meio, roubou a bola e pegou a defesa desarmada, rolou para Denilson, que cortou o zagueiro e bateu pra fora, com desvio, grande chance perdida.
Buscando mais movimentação no ataque, Piza trocou Rafhael Lucas e Denilson por Vitinho e João Diogo. A partida tomou um cenário de muita briga pela bola e faltas na intermediária. Nos minutos finais, o Manaus acelerou o ritmo e buscou controlar a posse no campo de ataque, nos acréscimos, Vitinho chutou cruzado e quase ampliou. O Voltaço não conseguiu esboçar reação e a partida acabou, vitória do Manaus, a segunda seguida.
Panorama e próximos jogos
O grupo A se encontra muito equilibrado, com a vitória, o Gavião do Norte subiu para a vice-liderança, com 17 pontos conquistados.
O próximo adversário do Manaus é o oitavo colocado Floresta-CE, fora de casa. O duelo pela 12ª rodada acontece às 14 horas (de Manaus), no estádio Domingão, no sábado (15). No mesmo dia, o Voltaço recebe o Botafogo-PB, às 17 horas (de Brasília), no Raulino de Oliveira.
Pingback: Rodriguinho celebra recuperação do Penarol: "Precisávamos da vitória"