Na Ressacada, Jô colocou o Amazonas em vantagem. O Leão teve a chance de virar o jogo, mas o goleiro aurinegro garantiu o terceiro jogo da Onça sem derrota
Ponto valioso conquistado na Iha da Magia. O Amazonas FC empatou em 1 a 1 com o Avaí, na manhã deste domingo (30), pela 13ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. A partida aconteceu no Estádio Ressacada, em Florianópolis (SC). Jô anotou o gol da Onça-pintada, enquanto Tiago Pagnussat marcou para o time da casa. Marcão, goleiro do Amazonas, ainda defendeu uma penalidade.
O Amazonas segue sem vencer como visitante nesta Segundona, mas por outro lado chegou ao terceiro jogo seguido sem perder na competição. Por sua vez, o Avaí ampliou a sequência invicta para 11 jogos e assume provisoriamente a liderança com este empate.
O jogo
O técnico Rafael Lacerda mandou a campo a mesma equipe que venceu o Coritiba, e procurou não ficar só no campo de defesa. Nos primeiros minutos, a partida equilibrada foi marcada por trocas de passes em busca de espaços quando as equipes alternavam na posse de bola.
Na primeira escapada em velocidade pelo lado esquerdo, Ênio chegou até a linha de fundo e cruzou rasteiro, a defesa do Avaí afastou parcialmente e a bola voltou nos pés do atacante do Amazonas, que desta vez enxergou Jô livre no segundo poste e cruzou na medida, o centroavante aurinegro nem precisou sair do chão e tocou de cabeça pro fundo do gol aos 15 minutos.
Mas o empate do time da casa não demorou a sair. Aos 20 minutos, Marcus Vinícius cobrou falta lateral, Tiago Pagnussat tentou finalizar, a bola bateu na defesa do Amazonas e ficou viva na área, à feição para o zagueiro aproveitar o rebote e emendar um chute cruzado na veia de pé direito, sem chances para Marcão. Tudo igual na Ilha.
O gol animou o Leão, que aumentou a pressão sobre a Onça-pintada. Aos 40 minutos, João Paulo lançou Garcez nas costas da defesa do Amazonas, o atacante dominou dentro da área e mesmo sem ângulo tentou o chute cruzado, Marcão saiu para abafar e fazer a intervenção. Em bela triangulação de Fabiano, Tavares e Serafim quatro minutos depois, o atacante aurinegro invadiu a área pela esquerda e finalizou travado pela marcação.
Segundo tempo
Mesmo com quatro jogadores amarelados, sendo três de defesa, o Amazonas voltou do intervalo sem mudanças. Empurrado pela torcida, o Avaí buscou tomar a iniciativa, o time amazonense marcava atrás da linha da bola para tentar forçar o erro do Leão, mas com raras oportunidades criadas. Aos 17 minutos, Willian Maranhão testou Marcão em chute de longe, o goleiro do Amazonas defendeu com uma manchete.
Após bate-rebate dentro da área do Amazonas, o zagueiro Diogo Silva acabou tocando com o braço na bola dentro da área. O árbitro Caio Max Augusto Vieira desconsiderou uma possível falta no zagueiro Miranda na origem do lance, e assinalou o pênalti para o Avaí depois de análise no VAR. João Paulo cobrou rasteiro no canto esquerdo de Marcão, que caiu bem para fazer a defesa e manter o empate no placar aos 27 minutos.
O Amazonas quase marcou na reta final. Em escapada de Matheus Serafim pela direita, aos 39 minutos, o atacante invadiu a área, entortou o marcador e bateu rasteiro de canhota, o goleiro César Augusto fez grande defesa e evitou o segundo gol aurinegro.
Panorama e próximas partidas
O resultado deixa o Amazonas na 13ª colocação, com 16 pontos na conta. O próximo compromisso aurinegro será na segunda-feira, dia 8, às 20h (de Manaus), diante do Vila Nova, no Estádio Carlos Zamith.
Confira os melhores momentos