Marinho exalta evolução do Tufão na Copa Verde e projeta semis contra o Paysandu: “Rivais antigos”
O treinador relembrou os encontros entre as equipes na antiga Copa Norte. As semifinais serão nos dias 5 e 8, com decisão em Belém
Com autoridade e eficiência, o São Raimundo despachou a Tuna Luso por 3 a 0, em Belém, e se classificou para as semifinais da Copa Verde de 2022, na última quarta-feira (2). Agora, o único representante amazonense na competição terá pela frente outro clube paraense: o Paysandu, que eliminou Humaitá-AC e Tocantinópolis-TO nas fases anteriores.
O encontro entre duas grandes equipes do futebol do norte carrega duelos históricos válidos pela antiga Copa Norte, troféu que o Tufão da Colina conquistou três vezes consecutivas, de 1999 a 2001. São Raimundo e Paysandu protagonizaram grande rivalidade e chegaram a realizar as duas últimas finais do torneio, em 2001 e 2002, com um título para cada lado.
O técnico do São Raimundo, Marinho, não escondeu a satisfação de colocar o clube em mais uma reta final de competição regional, pela primeira vez no atual formato, e relembrou o peso do reencontro entre Tufão e Papão depois de 20 anos.
“Feliz com o resultado, com tudo que a gente vem fazendo dentro da competição. A gente espera ter dois grandes duelos contra o Paysandu. São rivais antigos, que fizeram partidas épicas na antiga Copa Norte. Esperamos que essa semifinal tenha aquele mesmo contexto de antigamente”, disse.
Em linhas gerais, a última vez que as equipes se enfrentaram foi na Série B do Brasileiro de 2006. Atualmente, o cenário é diferente. O Papão confirmou permanência na Série C e o Tufão participou da última Série D, mas não terá vaga no Brasileiro em 2023, por ter caído no Estadual. A única chance de compor uma competição nacional, é caso vença a Copa Verde, que garante um lugar na 3ª fase da Copa do Brasil.
Com uma equipe mesclada entre jovens e experientes jogadores, montada semanas antes da estreia, o São Raimundo tem crescido de produção e conseguiu duas classificações na condição de visitante. Antes, o São Raimundo-RR que ficou pelo caminho. Ciente do favoritismo do time paraense, Marinho acredita que seus comandados podem surpreender e chegar à final.
“Vamos trabalhar muito para que possamos repetir tudo que viemos fazendo nessas últimas partidas, a evolução que a partida teve de um jogo pro outro, que vem tendo a cada jogo. Vamos enfrentar uma equipe de Série C, estruturada, com um grande treinador, um elenco grande. Que possamos fazer grandes jogos, minimizar os erros e potencializar nossas qualidades”, disse.
Diferente das fases passadas, as semifinais serão em jogos de ida e volta. A CBF ainda irá confirmar local e horário, mas já se sabe que o primeiro jogo será neste sábado (5), em Manaus, e a volta na terça-feira que vem, dia 8, em Belém. O vencedor encara quem levar a melhor dos duelos entre Vila Nova e Brasiliense do outro lado.
Confira os gols de Tuna Luso 0 x 3 São Raimundo: