(Foto: João Normando/FAF)
Nos últimos anos, o futebol brasileiro conheceu a história de jogadores como Michael e Bruno Henrique, que iniciaram suas carreiras no futebol profissional depois dos 20 anos e após serem descobertos na várzea. Em terras amazonenses, o futebol amador também está no radar dos clubes do estado e costuma ser celeiro de bons jogadores.
Eleito o melhor goleiro da Copa dos Rios por conta da campanha com a Seleção de Canutama, o goleiro Ezequiel, mais conhecido como “Kiel”, de 25 anos, foi contratado pelo Amazonas FC para a disputa da temporada de 2022.
A Seleção de Canutama conquistou o título da Copa dos Rios após um empate épico no último lance e a vitória na disputa de pênaltis, ocasião em que Kiel defendeu duas cobranças e ainda converteu a sua. O novo arqueiro da Onça-Pintada celebrou o título conquistado e não escondeu a ansiedade para se apresentar junto ao elenco.
“Primeiro de tudo quero agradecer a Deus por tudo, porque sem ele não seríamos nada. Deus nos honrou e vai continuar honrando. A conquista da Copa dos Rios foi um feito histórico para o município de Canutama. A recepção na nossa chegada foi muito linda de ver. Essa nossa conquista dependeu muito do nosso professor Zé Roberto, que não mediu esforços para nós ajudar. Sem ele eu não teria tido a oportunidade que estou tendo hoje. Minha expectativa é muito grande, a ansiedade de estar logo com o grupo. Essa é a oportunidade da minha vida, sem dúvida”, destacou.
Um sonho que se torna realidade
Nascido em Canutama (município a 615 quilômetros de Manaus), Kiel conta que, assim como milhares de amazonenses, o futebol está presente na sua vida desde sempre e que, mesmo longe da capital e dos grandes centros do futebol nacional, o sonho de ser ser jogador de futebol se manteve vivo.
“Eu sempre morei na zona rural do município de Canutama e o futebol é a nossa paixão, somos apaixonados por futebol, era nossa diversão todas as tardes. Vivemos da agricultura e pesca, e sempre sonhei em ser jogador, mas nunca tivemos uma oportunidade como essa da Copa dos Rios”, destacou o goleiro.
Para chegar a Manaus e disputar as fases finais da Copa dos Rios, Kiel e a seleção de Canutama encararam uma viagem de barco de quatro dias, esforço esse que valeu a pena, já que a competição foi a oportunidade que o jogador sempre esperou. Antes da campanha na competição organizada pela Federação Amazonense de Futebol (FAF), a experiência de Kiel no futebol se resumia a campeonatos disputados no interior do estado.
“Minha história no futebol sempre foi amador e até a Copa dos Rios só tinha disputado campeonato regional e intermunicipal. Nunca tive nenhuma experiência no profissional, será a realização de um sonho pra mim”, celebrou.
Kiel se apresenta ao Amazonas no dia 3 de janeiro, e inicia a preparação junto aos companheiros para a disputa do Campeonato Amazonense e da Série D do Campeonato Brasileiro. A estreia da Onça-Pintada está marcada para o dia 26 de janeiro, diante do Manauara.