Além de ter pegado um pênalti, o goleiro fez defesas primordiais para o que Tourão conseguisse segurar a vitória no tempo normal
O RPE Parintins fez história e assegurou a inédita classificação à primeira divisão do futebol amazonense logo na primeira participação no futebol profissional. No último sábado (17), a equipe superou o também estreante Unidos do Alvorada por 1 a 0 no tempo normal, igualando o placar agregado, e depois por 5 a 4 na disputa de pênaltis.
A história foi escrita por diversos personagens importantes para o feito do Tourão, mas no jogo que valeu o acesso, um dos principais destaques foi o goleiro Murilo Prates. Além de defesas fundamentais em momentos críticos na vitória mínima no tempo normal, o arqueiro defendeu a segunda cobrança da série, voando na batida de Anthony. Os companheiros de time também colaboraram convertendo as cinco cobranças e mantendo os 100% de aproveitamento.
Murilo foi anunciado pelo Parintins quando a competição já estava em andamento, mas logo conquistou a titularidade e não saiu mais. Aos 29 anos, o goleiro chegou pela primeira vez ao futebol amazonense, após passagens por clubes do sudeste, como Paraná, Rio Claro, Portuguesa, entre outros. Ele exaltou o nível da disputa da competição.
“Fui convidado e cheguei no meio da competição. As vezes você está disputando alguns campeonatos de alto nível e esquece que aqui no Amazonas tem equipes de alto nível. Queria parabenizar o Alvorada, o Rio Negro, por montar equipes qualificadas. Acho que o futebol amazonense tem tudo para crescer ainda mais, sendo honesto e correto. Quero agradecer a Deus e à minha família”, disse.
O momento foi de felicidade no Zamith, mas a temporada de 2022 de Murilo carregava duas chances de acesso perdidas antes do desembarque em Rio Preto da Eva. Em março, Murilo defendia o Velo Clube e brigou pelo acesso à primeira divisão paulista contra o Rio Claro, mas a equipe adversária acabou levando a melhor na decisão por pênaltis.
Pouco depois, em julho, já vestindo as cores do Boa Esporte, novo revés num duelo decisivo valendo vaga na primeira divisão do Campeonato Mineiro. O Ipatinga venceu por 2 a 1 e seguiu adiante. Persistente, Murilo apostou na volta por cima com o Tourão no segundo semestre e foi cirúrgico.
“Eu perdi dois acessos esse ano, um em São Paulo nos pênaltis, que infelizmente não joguei. Perdi um em Minas, mas vim aqui pro Amazonas conquistar mais um acesso pra minha carreira, o primeiro do Parintins. Fico feliz, os caras estavam me cobrando ontem pra fazer um milagre, uma defesa e respondi que ia chegar, porque a gente tem trabalhado forte, o professor nos cobrou muito, ouvimos muita coisa, mas Deus está no controle de tudo e estou grato de estar aqui mais uma vez”, concluiu.
Garantido na elite de 2023, o Parintins agora segue na briga pelo primeiro título de sua história. Neste domingo (18), Rio Negro e RB do Norte definem quem encara a equipe azul e vermelha na grande final, que será em jogo único, provavelmente nesta quarta-feira (21).
Confira os melhores momentos de Unidos do Alvorada 0 (4) x (5) 1 RPE Parintins: