Goleiro Victor Souza foi o grande nome do Pantera, com direito a pênalti defendido de Ênio nos acréscimos.Time amazonense perde invencibilidade de oito jogos como mandante
Após cumprir o objetivo inicial de encaminhar a permanência, o Amazonas FC caminha para a reta final da Série B do Campeonato Brasileiro com uma sequência negativa. Na noite desta terça-feira (29), a Onça-pintada perdeu por 1 a 0 para o Botafogo-SP na Arena da Amazônia, em duelo válido pela 34ª rodada, e voltou a ser derrotado como mandante após oito jogos. Foi o terceiro resultado negativo consecutivo do time amazonense na competição. Douglas Baggio marcou o gol do time paulista, que deixou a zona de rebaixamento.
O jogo
O Amazonas começou tentando impor seu volume de ataque investindo em jogadas com os pontas Ênio e Matheus Serafim. Aos poucos, o Botafogo foi ganhando confiança explorando contra-ataques e a partida ficou mais aberta até surgirem as primeiras oportunidades. Aos 18 minutos, Serafim tocou para Erick Varão que rapidamente achou Ênio invadindo a área pela direita, o camisa 22 bateu cruzado e Victor Souza fez a defesa.
Em noite inspirada, Ênio arriscou novamente uma finalização no minuto seguinte, desta vez de perna canhota buscando o ângulo, para nova intervenção do goleiro do Botafogo. Até o fim do primeiro tempo, o Amazonas ficou mais com a bola, rondando a área adversária em busca de espaço, mas não levou mais perigo e as equipes foram zeradas para os vestiários.
Segundo tempo
Receoso com uma possível expulsão, Rafael Lacerda sacou o amarelado Ezequiel e lançou Tiago Cametá na latera direita. O treinador também inverteu os pontas de lado. Aos cinco minutos, após jogada de pé em pé desde o campo de defesa, Tavares lançou Serafim na ponta direita, veio o cruzamento pra trás, Erick Varão chegou batendo bonito de primeira, Victor Souza se esticou e fez a defesa.
Aos 10 minutos, o Amazonas tinha escanteio a favor, mas perdeu a bola e ofereceu campo para o Botafogo, que foi mortal no contra-ataque. Alexandre Jesus arrastou pelo meio, deixou em Patrick Brey na esquerda, o lateral devolveu para Alexandre, que tocou de primeira para Douglas Baggio na ponta esquerda, já dentro da área, o camisa 10 dominou livre e finalizou colocado na saída de Marcão para abrir o marcador na Arena.
Mais alterações aconteceram, como as entradas de Robson Duarte, Renan Castro e Cocote, e o Amazonas seguiu pressionando, insistindo pelos lados do campo empurrando o valente Botafogo pra trás. Aos 36 minutos, Robson recebeu bola esticada pela direita na linha de fundo, cortou pra dentro e bateu quase sem ângulo, a bola passou por cima do gol.
Aos 38 minutos, Alvariño tomou as dores de Ênio em uma discussão com Negueba, deixou o braço no jogador do Botafogo e levou o cartão vermelho direto, deixando o Amazonas com um a menos precisando buscar o empate. Aos 44 minutos, Erick Varão ficou de frente e mandou uma pancada de fora da área para defesa em dois tempos de Victor Souza.
Na insistência e na pressão, o Amazonas teve nas mãos a chance de ouro para empatar. Serafim foi calçado por João Costa dentro da área e o árbitro Rodrigo Klein não titubeou para marcar o pênalti. Aos 53, Ênio bateu cruzado de perna direita e o goleiro Victor Souza voou para segurar o resultado, garantindo também o rebote de Miranda.
Panorama e próxima partida
Com 45 pontos, o Amazonas segue na 12ª colocação na tabela de classificação. Pela 35ª rodada, a Onça-pintada joga novamente na Arena da Amazônia, desta vez contra o América Mineiro, na próxima terça-feira (5), às 18h (de Manaus).
Confira os melhores momentos