Na Arena, Manaus e JC, de Itacoatiara, abrem o Amazonense de 2021 neste sábado
(Fotos: Ismael Monteiro/Manaus FC e Marcos Mendonça/JC FC)
Sem tempo para respirar após o ligeiro Barezão 2020, as equipes já voltam a campo neste fim de semana para iniciar a edição de 2021 do Campeonato Amazonense, este, mais longo e com nove equipes: Amazonas FC, Clipper, Iranduba, Manaus, Nacional, Penarol, Princesa do Solimões e São Raimundo. Na Arena da Amazônia, Manaus FC e JC FC, de Itacoatiara fazem o primeiro duelo do torneio neste sábado (6), a partir das 15h30.
Assim como a edição passada, esta não haverá rebaixamento, e das nove equipes, oito serão classificadas para a fase de quartas de final, que daí em diante terão jogos de ida e volta. O campeão e o vice garantem vaga na Copa do Brasil, Série D e Copa Verde de 2022.
Manaus FC
Após perder a final do estadual de 2020 nos pênaltis para o Penarol na última segunda-feira (1), o Manaus vira a página e inicia a caminhada em busca do quarto título local de sua história. Sem mudanças drásticas, o elenco foi mantido e ainda reforçado com o centroavante Vanílson, campeão da Série B do Amazonense pelo clube no ano de fundação (2013), e um dos destaques do último Campeonato Goiano.
Outra novidade deve ser o retorno do lateral-direito Igor Carvalho, titular nas campanhas de ascensão do Manaus nos últimos anos, que estava afastado dos gramados há quase sete meses por lesão nos calcanhares. Ele voltou a trabalhar no campo esta semana e a previsão é que ele esteja à disposição do técnico Luizinho Vieira a partir de abril.
Com todos aptos para jogar, um provável time titular do Manaus para a estreia não deve fugir muito do que o treinador esmeraldino vinha escalando. Com mais ritmo de jogo após retornar de lesão, Jackie Chan pode retomar um lugar entre os 11. O Gavião do Norte pode ir a campo com: Rafael; Edvan, Luis Fernando, Thiago Spice e Tiago Costa (Dudu Mandai); Guilherme Amorim, Vinícius Barba e Gabriel Davis; Jackie Chan (Erivelton), Philip e Diego Rosa.
JC FC
Pela primeira vez figurando na elite do futebol amazonense, o caçula JC Futebol Clube, que tem apenas dois anos de existência, entra na competição com a missão de beliscar uma vaga entre os oito e estar no mata-mata. Em 2020, a equipe foi vice-campeã da Série B do Amazonense e conseguiu o acesso logo na primeira disputa profissional do clube.
Para 2021, o comandante do Tigre do Norte seguirá sendo o mesmo: o português Paulo Morgado, de 46 anos, que possui longeva história no futebol amazonense, somando passagens por diversos clubes do estado, inclusive pelo próprio Manaus, onde conquistou o primeiro título da história do Gavião do Norte, a Série B de 2013.
Com um orçamento modesto, ao todo, o plantel conta com 23 atletas, sendo oito deles remanescentes do ano passado: o goleiro João Albano, os zagueiros Paulo Pontes e Josivaldo Preto, os laterais José Gomes e Matheus Cantuário, o volante Pedro Louro, o meia Eldem e o atacante Vinícius Rangel. Os demais são novidades contratadas, destaques para o goleiro Bruno Rocha, que estava no futebol português, o lateral-direito Raphael Sabella, ex-Rio Branco-AC e o atacante Wagner Balotelli, ex-Pinheiros-ES.
Confira o elenco completo do JC Futebol Clube:
Goleiros: Bruno Rocha e João Albano;
Laterais: José Gomes, Raphael Sabella, Matheus Cantuário e Heider Fidélis;
Zagueiros: Henrique Mumu, Paulo Pontes, Jeferson Siqueira, Josivaldo Clarindo e Alex Pernambucano;
Volantes: João Marcos, Clebson Boca, Negueba, Pedro Paulo Loro e Cristian Fabrício;
Meias: Eldem e Rosivaldo;
Atacantes: Wagner Balotelli, Jean, Diego Victor, Vinícius Rangel e Zidane Oliveira.