(Foto: Divulgação/FAF)
Já garantidos nas competições nacionais deste ano, Manaus FC e Penarol disputam na tarde desta segunda-feira (1), a grande final do Campeonato Amazonense de 2020. A bola rola na Arena da Amazônia a partir das 15h30. Assim como nas semifinais, a partida será transmitida em plataforma exclusiva da Federação Amazonense de Futebol. O jogo é único e sem qualquer vantagem para as equipes, em caso de empate no tempo normal, o campeão será conhecido nos pênaltis.
De um lado o atual tricampeão Manaus, que tentará o quarto título estadual consecutivo, feito que não acontece desde 1990, com o Rio Negro, visando manter a soberania no estado. Do outro, o Penarol, o maior campeão do interior, com duas taças conquistadas em 2010 e 2011, que busca o tricampeonato para findar o jejum e se juntar ao Olímpico Clube e ao próprio Manaus no hall.
Manaus FC
Com 100% de aproveitamento nesta edição, o Gavião do Norte passou da primeira fase com três vitórias, contra Amazonas (1×0), Nacional (1×0) e Penarol (2×0). Na semifinal, eliminou o Fast Clube por 2 a 0 e chegou à quarta final seguida do estadual. Ao alcançar a decisão, garantiu mais duas competições para o calendário no segundo semestre, além da Série C, o Esmeraldino disputará Copa Verde e Copa do Brasil novamente.
Com força máxima, sem qualquer desfalque – ao menos divulgado -, o técnico Luizinho Vieira deve repetir a base da equipe que venceu o Fast na fase anterior, com a manutenção de Dudu Mandai na vaga de Tiago Costa na lateral esquerda e de Guilherme Amorim na vaga de Márcio Passos na volância. Autor de dois gols nas últimas duas partidas, o atacante Rafael Ibiapino pede passagem e não será surpresa caso apareça entre os titulares para a grande final.
O Gavião do Norte deve entrar a campo para buscar o tetracampeonato com: Rafael; Edvan, Luis Fernando, Thiago Spice e Dudu Mandai; Guilherme Amorim, Vinícius Barba e Gabriel Davis; Philip, Erivelton e Diego Rosa (Rafael Ibiapino).
Penarol
A campanha do Leão da Velha Serpa é boa até aqui e pode proporcionar a conquista de um título estadual novamente após nove anos. Na primeira fase, empatou com o Nacional (0x0), venceu o Amazonas FC (3×0) e perdeu para o Manaus (2×0), avançando em segundo lugar no grupo A. Em jogo tenso contra o São Raimundo nas semifinais, aproveitou uma bola, venceu por 1 a 0 e garantiu a passagem para a decisão. Assim como o Manaus, confirmou presença nas competições nacionais e representará o Amazonas na Copa do Brasil, Copa Verde e Série D do Campeonato Brasileiro deste ano.
O único desfalque do técnico Edmilson de Jesus para a finalíssima é o atacante Gabriel Renan, que segue fora de combate por conta de uma pancada sofrida no tornozelo sofrida contra o mesmo Manaus, na terceira rodada. Sem demais baixas, o treinador paulista deve repetir a equipe que eliminou o Tufão, com: Pedro Henrique; Douglas Reis, Iuri, Ivan e Marcelo Cardoso; Ramon, Júlio Campos e Edinho Corrêa; Jairo Paraíba, Alberto e Lucas Espiga.
A partida será transmitida ao vivo, às 15h30, na plataforma oficial da Federação Amazonense de Futebol (FAF). O Esporte Manaus comanda o pré-jogo no Facebook, a partir das 14h30.