Após duas classificações longe de casa, o Tufão joga pela primeira vez na competição diante do seu torcedor, no jogo de ida sonhando com a final
Um dos grandes clássicos do norte está de volta. Nesta terça-feira (8), às 20h (de Manaus), São Raimundo e Paysandu se enfrentam pelo jogo de ida das semifinais da Copa Verde 2022, na Arena da Amazônia. O Tufão da Colina é o único representante amazonense, e busca conquistar o primeiro troféu da competição para o estado. O jogo de volta está marcado para sábado (12), às 17h30 (de Manaus), na Curuzu.
Finalistas das últimas duas edições da antiga Copa Norte, os clubes se reencontrarão numa competição regional após 20 anos. O Tufão foi campeão em 2001 – concretizando o tricampeonato seguido-, e no ano seguinte, o Papão deu o troco.
A última vez que Tufão e Papão se enfrentaram foi pela Série B do Brasileiro de 2006, com um empate em 1 a 1 na ocasião, em Manaus. Do outro lado da semifinal da Copa Verde, Vila Nova e Brasiliense aspiram vaga na decisão.
Após vários imbróglios de logística e trocas de horário e local, a partida foi confirmada para a Arena, que voltará a receber um jogo profissional após três meses. Ingressos para o clássico estão à venda, tanto online, quando fisicamente. A entrada custa R$ 20 (meia promocional) e o torcedor pode adquirir nas Óticas Diniz, unidades dos shoppings Sumaúma, Amazonas e Manauara; bilheterias da Arena Amadeu Teixeira e Arena da Amazônia, a partir das 10h.
O São Raimundo entrou para a disputa da Copa Verde com um time completamente reformulado e mesclado entre jovens da base e atletas experientes no futebol amazonense, e o ídolo Marinho no comando. Após eliminar São Raimundo-RR e Tuna Luso longe de seus domínios, pela primeira vez o Tufão da Colina vai atuar como mandante e diante da torcida nesta Copa Verde.
A equipe não tem desfalques e vai com força máxima para encarar o Papão. A tendência é que Marinho repita a escalação dos dois jogos anteriores, com: Jonathan; Magnum, Spice, Guigui, Jefferson e Caíque; Kamdem, Panda e Hitalo; Cuadrado e Negueba.
Bicampeão e um dos favoritos ao título da Copa Verde, o Paysandu conseguiu manter parte do elenco que disputou a última Série C. Nas fases anteriores, o Papão deixou Humaitá-AC e Tocantinópolis-TO pelo caminho, as duas partidas como mandante.
O técnico Márcio Fernandes conta com o retorno do meia Ricardinho, totalmente recuperado de uma lesão no tornozelo, que o tirou de ação nos últimos meses. O lateral-direito Leandro Silva tem lesão muscular e está fora dos relacionados. Uma possível escalação do Papão tem: Thiago Coelho; Thiago Ennes, Genílson, Naylhor e Patrick Brey; Mikael, João Vieira e José Aldo; Robinho, Marlon e Danrlei.
O trio principal de arbitragem é do Mato Grosso do Sul. No apito, comanda Paulo Henrique Schleich Vollkopf, com auxílio de Leandro dos Santos Ruberdo e Luiz Fernando Viegas Colete. Halbert Luis Moraes Baia será o quarto árbitro e Vladimir Pessoa Bastos será o analista de campo, ambos da Federação Amazonense de Futebol (FAF).