Na briga: fora de casa, Manaus vence o Humaitá-AC por 5 a 2 e volta ao G4 na Série D
Gavião do Norte fez o resultado diante do lanterna da chave. A definição pela classificação à próxima fase vai ficar para a última rodada, em confronto direto com o Trem-AP
Vitória esmeraldina no Florestão! Em duelo movimentado válido pela 13ª e penúltima rodada da primeira fase da Série D do Campeonato Brasileiro na tarde deste sábado (13), o Manaus FC venceu o lanterna Humaitá-AC por 4 a 2 e voltou à briga pela classificação ao mata-mata. Rafael Ibiapino (2), Adenilson, Alvinho e Renanzinho marcaram os gols do Gavião do Norte, enquanto Anderson (2) descontou pro Tourão de Porto Acre.
O jogo
Com pretensões diferentes, Manaus e Humaitá não surpreenderam na postura dos primeiros minutos. O Gavião tomou o controle da bola e a iniciativa, enquanto o time acreano baixou as linhas e tentou fechar os espaços. Aos 10 minutos, após cruzamento da direita, Ibiapino ajeitou de cabeça para Adenilson finalizar na pequena área, mas o defensor tirou em cima da linha.
Porém, no minuto seguinte não teve escapatória. Renanzinho carregou a bola por dentro e achou Adenilson na entrada da área, o camisa 20 arriscou de longe e acertou o cantinho direito do goleiro, colocando o Gavião do Norte em vantagem. Mas aos 30 minutos, o Humaitá empatou tudo em um chute de rara felicidade de Anderson, que mandou uma pancada de fora da área e acertou o ângulo.
Segundo tempo
O Manaus precisava do resultado mas encontrava resistência do lado do Humaitá, que fazia jogo duro. Logo aos dois minutos, Ibiapino teve um gol anulado por toque de mão na jogada. Aos 15 minutos, o atacante esmeraldino parecia não estar numa tarde de sorte e novamente teve um gol anulado. Contudo, o Gavião do Norte persistiu, cresceu de rendimento e voltou a vantagem.
Aos 28 minutos, após toque de braço do defensor do Humaitá, Ibiapino tirou a “zika”, bateu cruzado sem chances para o goleiro e anotou o 2 a 1. A blitz esmeraldina seguiu, e aos 38 minutos, Vitinho invadiu a área e chutou, a bola desviou na marcação e ficou limpa para Ibiapino completar pro gol vazio.
No entanto, o Humaitá se negava a entregar os pontos e trouxe mais emoção pra partida. Anderson acertou um chute de fora, encobriu Vinicius e diminuiu para 3 a 2 aos 42 minutos. Para espantar qualquer chance de empate do time acreano, Kaio Wilker cruzou rasteiro na medida para Alvinho marcar o dele aos 45 minutos. No último lance, aos 52, Renanzinho finalizou rasteiro de fora da área e colocou números finais à vitória esmeraldina no Acre.
Panorama e próxima partida
Com o resultado, o Gavião do Norte retorna à zona de classificação do grupo A1 somando 21 pontos na quarta posição. O Manaus fecha a campanha na primeira fase da Série D em casa no próximo sábado (20), diante do Trem-AP, às 16h (de Manaus), no Estádio da Colina.
Confira os melhores momentos