Robô da Amazônia buscou o 2 a 0 no tempo normal, mas perdeu por 4 a 1 nas penalidades e deu adeus ao sonho do acesso nesta temporada
O sonho do acesso inédito está adiado. Dono de uma das melhores campanhas da Série D do Campeonato Brasileiro de 2024, o Manauara foi eliminado nos pênaltis pelo Retrô-PE na tarde deste sábado (17). No Estádio da Colina, o time amazonense devolveu os 2 a 0 que levou no jogo de ida, com gols de Paulinho e Giovane, mas foi superado por 4 a 1 nas penalidades e se despede da competição.
O jogo
Precisando reverter o prejuízo do jogo de ida, o técnico Marcelo Vilar apostou em mudanças do meio pra frente, como as entradas de Carlinhos, Pardal e Vanilson no time titular. A primeira investida mais perigosa do Manauara foi aos seis minutos, com duas dessas peças. Pardal tocou para o pivô de Vanilson, que recebeu no meio, girou em cima do marcador e arriscou de fora da área, Danrley caiu para defender.
Aos 25 minutos, em uma jogada rápida que saiu do campo de defesa pelo chão, Paulinho achou Pardal no meio, que logo ligou em Romarinho na ponta esquerda, o artilheiro do Robô ajeitou pra perna direita e cruzou no segundo poste, Wallace dividiu com Rennan, a bola bateu no defensor do Retrô e entrou no cantinho. O Manauara saiu para comemorar, mas após análise do árbitro Jefferson Ferreira de Moraes no VAR, o gol acabou anulado por falta cometida pelo atacante do Robô no lance.
O time amazonense seguiu insistindo pelo gol. Carlinhos tocou em elevação nas costas da defesa para Pardal, que chegou à linha de fundo pela direita e cruzou pra trás, Vanilson se antecipou na primeira trave e conseguiu finalizar, mas pra fora, perdendo grande chance para o Manauara aos 41 minutos.
Segundo tempo
Com mais 45 minutos para decidir a sobrevivência na Série D, o Manauara voltou do intervalo no “220” em busca do gol. Logo no primeiro minuto, Vitinho cobrou falta frontal com força, Darley fez grande defesa no cantinho. No minuto seguinte, Vanilson apareceu na entrada da área para receber de Pardal e finalizar para nova defesa do goleiro da Fênix. Aos oito minutos, Pardal arrancou pela ponta esquerda, puxou pro meio e bateu rasteiro, Darley defendeu.
Aos 20 minutos, mais um gol anulado do Robô. Vitinho arriscou de fora da área, o zagueiro Dankler botou o pé no meio do caminho e acabou ajeitando para Vanilson, o atacante marcou o gol, mas o lance rapidamente foi anulado por impedimento do centroavante do Robô. A pressão seguiu forte. Dois minutos depois, Pardal mandou uma bomba de longe, para nova intervenção de Darley.
De tanto insistir, o Robô foi premiado com o gol. Aos 23 minutos, Pardal cobrou escanteio do lado esquerdo, Paulinho subiu mais que todo mundo e cabeceou pra baixo, a bola passou pelo goleiro e estufou as redes do Retrô. A equipe amazonense estava a um gol de pelo menos levar a disputa para os pênaltis.
O Retrô não ficou preso na defesa e também levou um susto ao gol de Gabriel Félix. Aos 29 minutos, Giva recebeu cruzamento, girou em cima da marcação e bateu rasteiro, a bola beijou a trave direita do Robô. No lance seguinte, o Manauara respondeu com Quadrado, que caiu pela ponta direita, passou pela marcação e finalizou para Darley espalmar.
Aos 42 minutos, o Retrô conseguiu marcar com Leonan, mas o gol foi anulado por impedimento. Quando o Manauara partia pro abafa, aos 44 minutos, Felipe Clemente cruzou da esquerda, Jhonathan Moc armou um voleio e na finalização, a bola resvalou no braço do zagueiro Dankler. Era tudo que o Manauara precisava, pênalti marcado.
O atacante Giovane chamou a responsabilidade, bateu rasteiro no canto esquerdo de Darley, que até pulou na bola, mas não conseguiu evitar o empate. 2 a 0 para o Manauara e tudo igual no placar agregado. Nada mais aconteceu, e a decisão foi para a marca da cal.
Disputa de pênaltis
Giva, Alex Reinaldo, Alencar e Dankler converteram as quatro cobranças do Retrô, que teve 100% de aproveitamento. Paulinho converteu a única cobrança para o Manauara, mas Vitinho e Pardal desperdiçaram. 4 a 1 para o classificado Retrô.
Panorama e próxima partida
O Manauara fecha participação na última competição da temporada e só volta a campo em 2025, quando vai novamente disputar a Série D do Campeonato Brasileiro e o Campeonato Amazonense. O Retrô segue adiante e aguarda o término da fase de oitavas de final neste domingo (18) para saber quem vai enfrentar no confronto do acesso.
Confira os melhores momentos