Barezão 2022Esporte localNacional FCSão Raimundo

Na Colina, Nacional e São Raimundo fazem primeiro clássico do Barezão 2021

(Foto: Antônio Assis/FAF e João Normando/FAF)

Além de Penarol e Iranduba, em Itacoatiara, o domingo de bola rolando pelo Campeonato Amazonense 2021 também terá o primeiro clássico da competição. No estádio da Colina, a partir das 15h30, Nacional e São Raimundo iniciam sua caminhada em busca do título estadual e de uma das vagas nas competições nacionais do ano que vem, que no caso do Tufão, escapou por pouco para as competições deste ano.

Nacional

Após cair ainda na 1ª fase do Barezão 2020, o maior campeão estadual entrará na disputa da edição de 2021, tentando retomar o caminho dos títulos, já que não ganha a competição desde 2015 e também garantir um calendário maior para 2022. Na edição passada, o Naça foi eliminado após conquistar apenas um ponto em três jogos e terminar na lanterna do grupo A da competição.

Para o Barezão 2021, o Leão da Vila Municipal manteve o comandante Alan George, contratou o meia Roberto Henrique e o atacante Lucas Gadelha, mas perdeu o volante Judá e atacante Everson Bilal, que foram para o Amazonas FC. Ambos os jogadores foram titulares na campanha do Naça no estadual de 2020. Caso mantenha a equipe base, George deverá escalar o seguinte time: Adrian, Alan Patrick, Cris, Henrique e Romão, Bruno Domingues, Baé e Flamel; Leozinho, Vitinho e Jones.

Imagem
Leozinho foi o autor do único gol do Naça no Barezão 2020 (Foto: Antônio Assis/FAF)

São Raimundo

O São Raimundo chega para esta edição do estadual para voltar a disputar uma competição nacional, o que não acontece desde 2007 e que bateu na trave, já que o Tufão ficou a uma vitória de conquistar vaga na Série D do Campeonato Brasileiro, mas acabou sendo derrotado pelo Fast, na disputa de 3º lugar do Barezão 2020.

Mantendo o trabalho do jovem treinador e ídolo Marinho, destaque na campanha da equipe, o São Raimundo manteve as mesmas peças para o Barezão 2021, com exceção do atacante Wellinghton, que se juntou ao Clipper. Como o agora ex-atacante do Tufão não era titular no esquema de Marinho, o tricampeão do Norte deverá entrar em campo com o mesmo time titular da última partida pelo estadual de 2020, com exceção de Pastor, expulso na disputa de terceiro lugar contra o Fast. Confira: Matheus Melo; Emerson, Ramon, Thiago Brandão e Miliano; Serginho, Tiago Amazonense e Adrianinho; Wendel, Negueba e Werley.

Imagem
São Raimundo foi líder do seu grupo na 1ª fase, mas caiu nas semis e na disputa de 3º lugar do Barezão 2020 (João Normando/FAF)

Retrospecto com larga vantagem do Naça

Na história, Nacional e São Raimundo já se enfrentaram 125 vezes, com 70 vitórias do Leão da Vila Municipal, 35 empates e 20 vitórias do Tufão. Pelo Campeonato Amazonense, a vantagem do Naça no confronto é ainda maior, já que foram 116 partidas, com 69 vitórias do Nacional, 31 empates e apenas 16 vitórias do São Raimundo. A última partida entre as duas equipes foi no estadual de 2018, quando empataram em 1 a 1, na Colina. O Tufão não vence o Naça desde 2013, quando superou o rival por 1 a 0, no Amazonense daquele ano.

Matheus Pereira

Graduado em jornalismo; 26 anos; desde 2020 no Esporte Manaus.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *