Na Colina, RPE Parintins vence o São Raimundo por 2 a 0 e segue na liderança geral do Barezão
Reedição da semifinal do primeiro turno teve um pênalti perdido para cada lado e o Tourão mantendo a melhor campanha da competição
São Raimundo e RPE Parintins se reencontraram na tarde deste domingo (3), pela primeira rodada do segundo turno do Campeonato Amazonense de 2024. Mesmo jogando fora de casa, no Estádio da Colina, o Tourão venceu o RPE Parintins por 2 a 0 na “revanche” da semifinal do primeiro turno. Victor Léo e Kaique anotaram os gols da equipe de Rio Preto da Eva.
O jogo
Semifinalistas do primeiro turno, São Raimundo e Parintins começaram o reencontro criando chances. Aos oito minutos, após lançamento pra frente, Állefe raspou para Hugo Coelho ganhar na velocidade do zagueiro Jonatha, o atacante do Parintins cruzou rasteiro para Kaique, que limpou a marcação e bateu colocado rasteiro, a bola passou muito perto da trave direita de Douglas.
A resposta do São Raimundo foi aos 12 minutos. Em falta frontal da meia-lua, Elyvelton bateu firme rasteiro, e goleiro estreante Niccolas buscou no cantinho direito para evitar o primeiro gol da partida. Aos 24 minutos, insistindo novamente pelo forte lado direito, o Parintins armou a principal chance do primeiro tempo.
Állefe cruzou para a chegada de Léo Itaperuna, o camisa 9 dominou dentro da área colocando a bola no ar e armou uma bicicleta, o volante Yuri chegou na dividida, e o árbitro Rafael Ramos Tourinho viu pênalti. Itaperuna foi pra cobrança, e assim como na disputa de pênaltis da semifinal, parou no goleiro Douglas, que voou no canto esquerdo para buscar.
Aos 38 minutos, uma pintura na Colina para colocar o Parintins em vantagem. Em troca de passes pela direita, Gabriel Mury recebeu de Itaperuna dentro da área e esperou opções, Victor Léo se apresentou na entrada da área, recebeu o passe do camisa 5 e emendou um belo chute que foi no ângulo de Douglas. 1 a 0 para o Tourão.
Ainda na primeira etapa, o Parintins ampliou usando seu lado mais forte. Állefe deixou para Gabriel Mury na direita, o cruzamento do volante percorreu a área e chegou em Kaique, que se antecipou a Elyvelton, dominou e tocou de leve pro fundo do gol, fazendo o segundo do Tourão em Manaus.
Segundo tempo
Aos seis minutos, Yan tocou na profundidade para Léo Salgado, que tentou driblar e foi derrubado pelo goleiro Niccolas, pênalti marcado. João Luís caminhou lento pra bola, bateu à meia altura no canto direito para defesa de Niccolas. Placar mantido.
O São Raimundo seguiu tentando diminuir o prejuízo, o técnico Sérgio Duarte lançou o time pra frente. Do outro lado, o Parintins se defendia e busca explorar os espaços deixados. Aos 33 minutos, pressão do São Raimundo. João Luís cruzou rasteiro para Léo Salgado na pequena área, o camisa 9 tocou de letra, Niccolas defendeu no reflexo.
O Caboco do Jogo
Ao final do duelo, o volante Victor Léo, do RPE Parintins, foi eleito o “Caboco do Jogo”, premiação oferecida pela Federação Amazonense de Futebol (FAF) ao melhor jogador da partida, por meio de votos de três profissionais de imprensa presentes na partida.
Panorama e próximas partidas
Com mais uma vitória, o Tourão chegou aos 14 pontos e segue na primeira posição da classificação geral, somando agora os primeiros três pontos na largada do segundo turno. Por sua vez, o Tufão da Colina fica na quinta posição geral, com oito pontos.
Pela segunda rodada, as equipes voltam a campo no próximo fim de semana. No sábado (9), o RPE Parintins recebe o Manauara no Estádio Francisco Garcia, em Rio Preto da Eva, às 19h30. No domingo (10), o São Raimundo duela contra o Rio Negro no Estádio da Colina, às 16h.
Confira os melhores momentos