(Fotos: Janderson Balbi e João Normando/FAF)
Mais do que uma vaga na final do Campeonato Amazonense de 2020, o jogo entre São Raimundo e Penarol pode significar a volta de um dos clubes às competições nacionais após um longo jejum. Quem avançar à decisão garante vaga na Série D, Copa Verde e Copa do Brasil deste ano.
A partida acontece na tarde deste sábado (27), às 15h30, no estádio da Colina. Em caso de empate no tempo normal, decisão nas cobranças de pênaltis. O vencedor já terá garantido no mínimo R$ 540 mil reais nos cofres, prêmio pago somente pela participação na primeira fase da Copa do Brasil.
São Raimundo
Líder do grupo B com duas vitórias em dois jogos até aqui, o Tufão chega às semifinais como detentor do melhor ataque da competição, com cinco gols marcados. O clube chegou nesta fase pela última vez em 2013, quando caiu para o Fast Clube, com um empate por 1 a 1 na ida e derrota por 2 a 1 na volta. Naquela oportunidade, um dos gols marcados pelo São Raimundo foi de Marinho, ex-atacante e atual comandante da equipe.
Caso alcance a final, o Tufão voltará a disputar o jogo decisivo após 14 anos. A última vez foi justamente em 2006, ano do último título estadual conquistado pelo clube, inclusive, de maneira invicta. Em relação às competições nacionais, o São Raimundo não disputa uma partida desde 2007, quando jogou a Série C, no ano seguinte após cair da Série B.
Para a partida contra o Leão da Velha Serpa, o técnico Marinho terá força máxima. No jogo anterior, o volante Tiago Amazonense foi poupado, mas deve voltar ao time titular na semifinal. Com o que tem de melhor, o Tufão deve ir a campo com: Matheus Melo; Emerson, Pastor, Thiago Brandão e Miliano; Serginho Duarte, Tiago Amazonense e Adrianinho; Wendel, Negueba e Werley.
Penarol
Bicampeão em 2010 e 2011, o Penarol tem boas campanhas recentes no Campeonato Amazonense. Na edição de 2020 que foi cancelada, a equipe, que era comandada por Aderbal Lana, era líder do segundo turno até a paralisação por conta da pandemia de covid-19. Para chegar entre os quatro melhores do novo Barezão, o Leão da Velha Serpa teve uma vitória, um empate e uma derrota na fase de grupos, avançando como segundo colocado do grupo A, com quatro pontos ganhos, deixando Amazonas FC e Nacional pelo caminho.
Apesar do jejum de títulos, o Penarol tem sido presença frequente nas fases finais dos estaduais dos últimos anos. Na edição de 2019, foi semifinalista do primeiro turno, eliminou o Princesa do Solimões e perdeu o título para o Fast Clube na final, que tinha a vantagem do empate na oportunidade. Em relação às competições nacionais, o Penarol não disputa desde 2012, quando participou da Série D – eliminado pelo Independente-PA nas oitavas – e da Copa do Brasil, onde eliminou o Santa Cruz com uma vitória épica em pleno Arruda na primeira fase, e parou no Atlético-MG na fase seguinte.
O único desfalque do técnico Edmilson de Jesus para enfrentar o Tufão é o atacante Gabriel Renan, titular na última partida, que tomou uma pancada no tornozelo e saiu de campo de maca aos prantos contra o Manaus. Com alguns titulares descansados após terem sido poupados contra o Gavião do Norte, o Leão deve ir a campo com: Pedro Henrique; Douglas Reis, Ivan, Iuri e Marcelo Cardoso; Ramon, Júlio Campos e Edinho Corrêa; Jairo Paraíba, Alberto e Lucas Espiga.