(Foto: Assessoria do Nacional)
O Nacional anunciou na última quinta-feira (18), o primeiro nome para a temporada de 2022. Quem comandará o time será Gilmar Popoca, de 57 anos. Amazonense, o ex-jogador foi revelado pelo Rio Negro e fez carreira por grandes clubes do futebol brasileiro, como Flamengo e Botafogo, chegou a atuar pela Seleção Brasileira e como técnico, carrega experiências nos times sub-17 e sub-20 do Rubro-Negro entre 2015 e 2017.
“Na conversa que tivemos com a diretoria, eles estão vindo muito forte, uma vontade para trazer o Nacional de volta ao lugar que ele sempre mereceu estar. Nacional é o clube mais tradicional dentro da história do futebol amazonense. Então, vamos trabalhar para levar o clube a nível nacional. É o que a diretoria quer”, afirmou o entusiasmado Popoca.
A negociação ocorreu com o atual presidente do clube, Nazareno Pereira, que está de saída do cargo, e Deusdeth Reis, que deverá ser confirmado como novo mandatário no próximo dia 11 de dezembro, nas eleições. O Leão da Vila Municipal irá disputar o Campeonato Amazonense em 2022 e a competição tem previsão de começar na segunda quinzena de janeiro. Por conta disso, Popoca revelou “corrida contra o tempo” para montar a equipe.
“Nós tivemos uma conversa muito séria em relação a isso, pois é importante que a gente corra contra o tempo. O tempo é curto. O campeonato que iria começar em fevereiro, já inicia em janeiro. Então, é pouco tempo para fazer a montagem e iniciar a pré-temporada. Já existem alguns contatos, tanto em Manaus quanto fora. A previsão é ter a equipe montada até o início de janeiro para que a gente possa construir uma equipe competitiva e com pensamento no título. Nacional tem sempre que pensar no título.”
O técnico também lembrou a qualidade técnica das equipes adversárias, mas ressaltou estar preparado para as dificuldades com o objetivo de garantir o Naça nas competições nacionais de 2023.
“Eu sei que a disputa será ferrenha, principalmente o Nacional por ter essa camisa, quando jogam contra vão sempre tentar, de todas as formas vencer. Portanto, eu sei da responsabilidade, sei que é um campeonato extremamente competitivo, difícil, a rivalidade é bem acentuada, mas a gente está preparado para isso”, garantiu.
O presidente do clube, Deusdeth Reis, não economizou elogios e mostrou confiança no comandante azulino. Torcedor apaixonado do Leão, ele revelou que os planos é montar um time vencedor.
“Temos trabalhado para montar uma equipe vencedora e ter o Gilmar Popoca no comando é justamente o que procurávamos. É amazonense, um profissional com uma carreira vitoriosa, vem para somar e dia 05 de janeiro de 2022, vamos apresentar o elenco profissional do Nacional Futebol Clube”, contou.
Carreira de Gilmar Popoca
Augimar Silva Oliveira, popularmente conhecido como Gilmar Popoca, iniciou a carreira nas categorias de base do Rio Negro, onde atuou por quatro anos. Aos 15 anos fez testes no Flamengo, pelo professor Claudio Coutinho e através do Antônio Piola, onde foi aprovado. Aos 18 anos teve oportunidade no time profissional, ao lado de grande jogadores como Zico, Andrade e Rondinelli.
Além do time da Gávea, ele atuou também pelo Botafogo, Santos, São Paulo, Ponte Preta, até o auge de vestir a 10 da Seleção Brasileira, quando conquistou a primeira medalha olímpica do futebol brasileiro, a prata em Los Angeles, no ano de 1984
Aos 33 anos decidiu pendurar as chuteiras e passou e investir na carreira de treinador. Já formado, começou pelas categorias de base do Flamengo. Passo a passo, treinou sub-13 até o sub-20. O Nacional é o primeiro time profissional da carreira de técnico.
*com informações da Assessoria de Imprensa do Nacional