Nacional bate o Parintins nos pênaltis e é o primeiro finalista do segundo turno do Barezão 2025
Após um empate sem gols no tempo normal, o Leão da Vila Municipal contou com duas defesas do goleiro David Becker e segue para encarar Manaus ou Manauara na decisão
O Nacional é o primeiro finalista do segundo turno do Campeonato Amazonense de 2025. Na noite desta terça-feira (25), na Arena da Amazônia, a equipe levou a melhor por 4 a 3 nos pênaltis após um empate sem gols no tempo regulamentar, e segue vivo na disputa pelo título.
O jogo
Aos dois minutos, em boa troca de passes do Parintins, Inácio Neto encontrou Rodriguinho na ponta esquerda. Ele puxou para o meio e bateu forte, mas a bola triscou o travessão e saiu pela linha de fundo. No entanto, o ritmo esfriou totalmente. A partida ficou mais de 15 minutos paralisada devido à falta de iluminação no estádio.
Com a bola rolando, o Parintins teve mais posse, tentando rondar a área e apostando no improviso de Rodriguinho. Já o Nacional adotou uma postura mais reativa, explorando a velocidade de Lucas Oliveira e Vicente pelos lados do campo.

O equilíbrio da partida fez com que outra chance clara surgisse apenas aos 45 minutos. Pedro Rosa tabelou com Lucas Oliveira, avançou pelo meio e finalizou no alto, exigindo boa defesa de Matheus Carlos. No lance seguinte, Caio Callyman cobrou escanteio no meio da área, Wendel subiu mais que todo mundo e testou firme, mas novamente o goleiro do Parintins evitou o gol.

Segundo tempo
A etapa complementar foi marcada por muita disputa física e pouca criação de chances claras. O Nacional tentou ser mais incisivo, buscando dominar a posse de bola, enquanto o Parintins adotou uma postura cautelosa, mas valente, afastando as investidas do adversário como podia.
Aos 21 minutos, o Nacional esteve muito perto de abrir o placar. Em um abafa dentro da área, William Mineiro cabeceou quase sem ângulo. A bola encobriu o goleiro Matheus Carlos, a defesa conseguiu desviar sutilmente, e ela ainda beliscou a trave antes de sair. Sem nada resolvido no tempo normal, a decisão foi para a marca da cal.
Disputa de pênaltis
Pelo Parintins, Vinicius Nascimento, Wesley Oliveira e Elivelton marcaram, mas Kaique Kainã e Dagson pararam na defesa de David Becker.
Já pelo Nacional, Gustavo Hebling parou na defesa de Matheus Carlos, mas João Barbieri, William Mineiro, Brenno Fernandes e Léo Aquino converteram para Leão, classificado para a decisão.

O Caboco do Jogo
Ao final do duelo, o goleiro David Becker, do Nacional, foi eleito o “Caboco do Jogo”, premiação oferecida pela Federação Amazonense de Futebol (FAF) ao melhor jogador da partida, por meio de votos de três profissionais de imprensa presentes no estádio.

Panorama e próximas partidas
Classificado, o Leão aguarda o vencedor do confronto entre Manaus e Manauara, que disputam a segunda semifinal nesta quarta-feira (26), às 20h30 (de Manaus), na Arena da Amazônia. A final será disputada no fim de semana. Do outro lado, o RPE Parintins se despede da temporada e só volta a campo em 2026.
Melhores momentos