(Foto: João Normando/FAF)
Jogando em casa, no estádio da Colina, o Nacional perdeu para o São José-RS por 5 a 1, nesta quarta-feira (10), e foi eliminado na primeira fase da Copa do Brasil sub-20 pelo segundo ano seguido. Em 2020, o Naça foi eliminado por outra equipe sulista, o Avaí, após perder por 2 a 0, na Ressacada, em Florianópolis (SC). Na partida desta quarta, Gabriel, Davis, Pett, Marco e Neco garantiram a vitória e a classificação do Zequinha à próxima fase, enquanto Thiago descontou para a equipe amazonense.
Primeiro tempo: domínio gaúcho, vantagem construída e Naça com um a menos
O São José-RS abriu o placar logo aos três minutos de jogo, quando Davis cobrou falta na cabeça do zagueiro Gabriel, que desviou para vencer o goleiro Henrique. Poucos minutos depois, o camisa 10 cobrou outra falta, desta vez, direta e obrigou Henrique a empurrar a bola para escanteio. E a equipe gaúcha seguia atrás do segundo gol. Lucas Moura aproveitou a falha da defesa, saiu na cara do gol mas Henrique saiu e tirou a bola, depois o camisa 1 do Naça ainda defendeu os chutes de Pett e Neco que tentaram na sobra, mas pararam no arqueiro azulino.
Seguindo mais organizado em campo e tomando conta das ações ofensivas, o Zequinha logo conseguiu ampliar a vantagem. Elisson dominou com espaço, deixou Davis na cara do gol e o camisa 10 tocou de esquerda no canto de Henrique para colocar o 2 a 0 no placar. Logo em seguida, o São José chegou com perigo mais uma vez, quando Lucas Moura girou do lado esquerdo da área e cruzou para Pett, que sozinho, finalizou por cima do gol. O Naça até tentou chegar com cruzamentos e finalizações de fora da área, mas nada que assustasse a defesa gaúcha e o goleiro Seberi.
Já no final da primeira etapa, Davis teve a chance de fazer mais um para a equipe visitante. O camisa 10 recebeu mais uma vez de Elisson, saiu na cara do gol mas finalizou fraco em cima de Henrique, que fez a defesa. A situação do Leão da Velha Serpa ficou ainda mais complicada quando Careca atingiu Marco sem bola, levou o segundo amarelo e foi para o chuveiro mais cedo. Com isso, a equipe amazonense foi para o intervalo perdendo por 2 a 0 e com um jogador a menos.
Segundo tempo: Naça esboça reação mas sofre mais gols
Se no início do jogo, o São José fez seu primeiro gol logo nos primeiros minutos, na segunda etapa foi a vez do Nacional encontrar as redes pela primeira vez. Aos quatro minutos de jogo, Marco derrubou Rafinha dentro da área e o árbitro marcou pênalti, na cobrança, Gustavinho bateu e o goleiro Seberi fez a defesa, mas no rebote, Thiago completou para o gol. Apenas quatro minutos depois, a equipe gaúcha tratou de parar a reação do Naça, quando Lucas Moura cruzou, a defesa afastou, mas Pett emendou de primeira e acertou um belo chute para colocar o 3 a 1 no placar.
Aos 25 minutos, a equipe visitante ficou mais perto ainda da classificação quando aumentou ainda mais a vantagem. O Zequinha tentou invadir a área mas a defesa afastou e Marco aproveitou a sobra dando um belo tapa de perna direita no ângulo de Henrique. Com o resultado construído e com um jogador a mais, o São José controlou a partida e ainda chegou ao quinto gol. Praticamente no último lance do jogo, Neco recebeu sozinho, invadiu a área e bateu cruzado para fechar a conta na Colina.