O Gavião saiu na frente com Michel, mas Pedro Augusto empatou no fim do jogo. Equipes terminaram próximas na tabela e cruzarão os caminhos
Em duelo na Arena da Amazônia, na tarde deste sábado (4), Nacional e Manaus empataram em 1 a 1, pela 9ª e última rodada da primeira fase do Campeonato Amazonense de 2023. Michel, de pênalti, fez o gol do Gavião do Norte, mas Pedro Augusto empatou na reta final do jogo para o Leão da Vila Municipal. O resultado definiu no chaveamento que as equipes irão se enfrentar nas quartas de final da competição.
O jogo
Em um início de partida movimentado, o Nacional chegou três vezes com perigo num intervalo de três minutos. Aos sete, Léo Aquino puxou contragolpe pelo meio, lançou Hitalo na direita, que devolveu, o camisa 10 deu um belo corta-luz para a chegada de Jean Carlos, que finalizou por cima do gol de Reynaldo. Aos nove, Gilmar escapou pela esquerda cruzou para Léo Aquino, que limpou pra perna canhota e finalizou com perigo e desvio.
Na sequência, Ronny bateu escanteio à meia altura, a bola bateu no zagueiro Davy, que estava de costas, e assustou Reynaldo, que viu a bola sair ao lado da trave direita. Aos 21, Érico Júnior arrancou em velocidade do campo de defesa e chegou perto da área arriscando uma finalização colocada, para fácil defesa de Reynaldo.
Três minutos depois, Érico pegou a sobra de um escanteio e cruzou no segundo poste, Jean Carlos apareceu livre, mas acabou acertando o companheiro Davy, despediçando uma boa chance de abrir o placar.
Após se defender as investidas do Naça, o Manaus acordou e finalizou aos 27 com Gabriel Lima, que carregou a bola pelo meio, viu um espaço e arriscou de longe, mas a bola ganhou altura por cima da meta de Jonathan. O Naça voltou a ameaçar aos 43, em falta cobrada por Léo Aquino, que passou por todo mundo.
Segundo tempo
Depois de um tímido primeiro tempo, o Manaus voltou com mais ímpeto. Logo no primeiro minuto, Silvano cruzou pela esquerda para desvio de Gabriel Lima. Aos oito, novamente pela esquerda, Pedro do Rio achou Silvano livre pelo corredor esquerdo, o camisa 7 cruzou rasteiro para Michel, que dentro da pequena área finalizou, mas o zagueiro Paulinho se posicionou a frente do chute e desviou pra escanteio.
Só que aos 13, o bom momento do Manaus foi recompensado, Pedro do Rio invadiu a área pela esquerda, passou por Juan e foi derrubado, pênalti marcado. Na cobrança, um minuto depois, Michel bateu no meio do gol, Jonathan pulou pro lado direito, e o placar foi aberto.
O Leão respondeu aos 34 minutos, Hitalo achou uma enfiada precisa para Ceará, que ficou cara a cara com Reynaldo, mas chutou pra fora. Cinco minutos depois, Juan tentou se redimir do pênalti cometido e chutou de muito longe, Reynaldo foi buscar.
Até que a insistência resultou em bola na rede. Aos 42, em troca de passes pelo meio, Hitalo finalizou de fora, a bola resvalou em Gutierrez e sobrou nos pés de Pedro Augusto, que bateu com categoria no canto alto, empatando o jogo. O Naça ocupou o campo de ataque e pressionou para tentar a virada, mas o empate foi o placar final.
Panorama e próxima fase
O Manaus foi o quarto colocado, com 13 pontos somados. Logo abaixo vem o Nacional, com 11. O chaveamento da competição prevê que as equipes se enfrentarão nas quartas de final, em jogos de ida e volta nos próximos dois finais de semana. Por ter terminado a frente, o Gavião tem a vantagem de avançar em caso de empate no placar agregado.
Confira os melhores momentos: