(Foto: Milly Barreto)
Não deu para o Nacional. Após revés por 2 a 1 na ida, o Leão voltou a ser derrotado pelo Ji-Paraná, na tarde deste domingo (13), na Arena da Amazônia, por 2 a 1, e deu adeus à Série D do Campeonato Brasileiro ainda na fase preliminar. Marabá e Renan marcaram para os visitantes e Jack Chan, de pênalti, descontou para o Nacional. Com o resultado, os rondonienses entram no Grupo A1 e pela primeira vez irão disputar a competição nacional.
Primeiro tempo
Precisando do resultado, o Naça começou no ataque e chegou pela primeira vez aos seis minutos, quando Jack Chan cabeceou fraco no lado esquerdo do gol. O time rondoniense respondeu com uma pancada do lateral-esquerdo Kabrine, que chutou de média distância e obrigou o goleiro Lucão a desviar para escanteio.
A marcação pesada das duas equipes contribuiu para um alto número de faltas na primeira etapa. Das bolas paradas de Kabrine surgiram as principais chegadas do Ji-Paraná que não conseguia encaixar os contra-golpes pelo chão, pecando sempre no último passe.
Aos 18 minutos, talvez a chance mais clara do Nacional no jogo. Jack Chan lançou Wander, que aproveitando a defesa do adversário adiantada, partiu do meio campo e chegou sozinho na cara do goleiro Dida, contudo, antes que o camisa 10 finalizasse, o goleiro agarrou a bola e impediu o gol nacionalino.
Com dificuldade de furar o bloqueio do adversário, o Nacional criou suas principais oportunidades de gol chutando de fora de área. O volante Guilherme protagonizou três boas finalizações à meta de Dida, uma que exigiu difícil defesa.
Segundo tempo
Para o início da segunda etapa, o técnico Mazinho promoveu uma troca de centroavantes, tirou o camisa 9, Ivamar, e lançou Raphael Carioca.
Aos dois minutos, um banho de água fria nas pretensões nacionalinas. Em bola lançada pela esquerda, Watthimen em jogada individual pedalou pra cima da zaga e cruzou a meia altura para Marabá, de peito, ampliar o placar agregado para o Ji-Paraná, 1 a 0 para o Galo da BR.
Após o gol, o Nacional tentou imprimir um volume de jogo mais intenso no ataque, mas parou na forte marcação do time rondoniense. As tentativas acionando os pontas para cruzamentos na área foram frequentes, mas sem sucesso.Aos 18, Mazinho promoveu a entrada de Thiago Brito e Leozinho para reforçar o ataque do Leão.
Com o regulamento debaixo do braço e classificação encaminhada, o Ji-Paraná fechou a casinha e dificultou as investidas do Leão marcando com os dez jogadores de linha no campo de defesa.
Mesmo com o volume de jogo e ocupando o campo de ataque na segunda etapa, o Nacional não conseguiu marcar e nos acréscimos foi castigado com o segundo gol dos visitantes. Renan aproveitou cruzamento da direita e fez 2 a 0. O Leão partiu para tentar diminuir o placar e em jogada individual, Jack Chan sofreu pênalti e na cobrança, bateu alto no canto esquerdo de Dida, 2 a 1. Depois disso, fim de jogo, 4 a 2 no agregado e classificação para o Ji-Paraná.
Panorama e próximo jogo
No aguardo da definição das datas de retorno do Campeonato Amazonense, o Nacional seguirá sem calendário até o fim deste ano, a princípio. Já o Ji-Paraná-RO estreia na fase de grupos da Série D no próximo fim de semana contra o Atlético-AC, com data e horário a definir.