Nacional perde para o Manaus, mas leva a melhor no agregado e avança às semifinais
Com o regulamento embaixo do braço, o Leão eliminou o atual bicampeão e segue vivo na busca pela 44ª taça
O Nacional está classificado para as semifinais do Campeonato Amazonense 2023. Após vencer o jogo de ida por 3 a 1, o Leão foi derrotado pelo Manaus por 1 a 0 na tarde deste sábado (18), na Arena da Amazônia, com gol de Cardoso, mas foi superior na soma dos placares e deixou o atual bicampeão pelo caminho.
O jogo
O Manaus precisava correr atrás do prejuízo e começou tentando controlar a partida, trocando passes para tentar achar um espaço no campo do Nacional, que se postava organizado. Os zagueiros tinham liberdade para sair jogando, numa dessas, Luís Fernando lançou Cardoso na direita, que chegou cruzando na direção de Silvano, a defesa azulina afastou, e Kadu pegou a sobra batendo de primeira, mas por cima do gol, isso aos 14 minutos.
O tempo fechou 21 minutos, quando o Manaus reclamou de um toque de mão do zagueiro Paulinho dentro da área, e ocasionou um alvoroço entre os jogadores dos dois bancos de reservas. O zagueiro Maurício e o preparador de goleiros Nailton Garcês, do Manaus, acabaram expulsos.
Uma das únicas ações ofensivas do Nacional no primeiro tempo foi um escanteio cobrado por Léo Aquino, achando o zagueiro Davy, que testou cruzado, mas a bola passou ao lado da trave de Reynaldo, aos 41. Dois minutos depois, Kadu escapou pela esquerda e cruzou, a defesa do Leão rebateu, mas na sobra, Cardoso finalizou com desvio da meia-lua, e a bola foi pra fora.
Aos 47, Léo Aquino recebeu na intermediária, e com espaço, arriscou de longe no cantinho, mas Reynaldo foi buscar, e jogou para escanteio. Fim de primeiro tempo
Segundo tempo
O tempo passava para desespero do Manaus, e era amigo do Nacional. Aos 14, após cobrança de escanteio de Charles que foi afastada, Cardoso cruzou pra área, Gilson apareceu livre na direita e cabeceou consciente, para defesa providencial de Jonathan.
O volume de jogo do Gavião foi aumentando e resultou em gol aos 26. Renan Luís cruzou pra área, Wilson Júnior subiu mais que Gilmar e testou no cantinho direito, Jonathan operou um milagre, mas nada conseguiu fazer no rebote, que Cardoso empurrou pras redes, fazendo um a zero.
A pressão do Manaus seguiu forte, Klenisson deu um lindo passe para Michel, que partiu em direção a área e teve a camisa puxada pelo zagueiro Paulão, pênalti marcado. Era a chance de fazer o resultado da classificação, mas Michel encheu o pé na cobrança e carimbou o travessão de Jonathan. O Leão se segurou lá atrás e manteve o placar para confirmar a classificação.
Panorama e próxima fase
Nas semifinais, marcadas para os próximos dois finais de semana, com detalhes a definir, o Nacional enfrentará o Amazonas, que eliminou o Operário. A Onça terá a vantagem de decidir em casa e avançar em caso de igualdade no agregado.
Já o Manaus para por 45 dias e só volta a campo no início de maio, para a disputa da Série C do Campeonato Brasileiro.
Confira os melhores momentos: