Nacional vence o Humaitá-AC, termina líder e vai encarar o Parnahyba-PI na segunda fase da Série D
Leão da Vila Municipal fez 2 a 0 fora de casa, confirmou a ponta da tabela do grupo A1 e agora parte para encarar os piauienses no primeiro mata-mata
O Nacional FC confirmou a grande campanha e concluiu a primeira fase da Série D do Campeonato Brasileiro como líder do grupo A1 na tarde deste sábado (22). Pela 14ª e última rodada, a equipe azulina foi até o estádio Florestão em Rio Branco (AC) e venceu o Humaitá por 2 a 0, com gols de Sacramento e Wilson Júnior. Na segunda fase, ficou definido que o adversário do Leão será o Parnahyba, do Piauí.
O jogo
Mandante e precisando da vitória para se classificar, o Humaitá começou a partida tentando ocupar o campo de ataque, mas o Naça se não se intimidou e aos poucos foi se segurando e equilibrando as ações, ainda sem conseguir encaixar um contragolpe certeiro. Aos 12 minutos, Gabriel Davis cobrou escanteio do lado direito, o lateral Douglas tentou afastar e acabou tocando contra o próprio gol, mas a bola carimbou o travessão.
O Leão foi ficando a vontade no jogo e quase marcou. Aos 30 minutos, em jogada rápida de ataque, Sacramento carregou a bola pelo meio, a marcação foi recuando, não deu o bote e o camisa 14 mandou uma bomba na direção do gol, mas a bola explodiu na trave direita de Tião. O gol era questão de tempo e estava maduro.
Sacramento recebeu de Iago Ceará na entrada da área, deu um lindo chapéu no marcador e bateu cruzado de canhota no canto esquerdo de Tião, abrindo o placar pro Leão da Vila Municipal no Florestão aos 36 minutos. Aos 48, a única chegada do Humaitá em cobrança de escanteio e cabeçada, que Jonathan encaixou.
Segundo tempo
Aos quatro minutos, Gabriel Davis tomou o segundo cartão amarelo, foi expulso, e o Nacional passou a jogar com um atleta a menos. Aos sete minutos, André recebeu cruzamento da esquerda e emendou uma bicicleta, mas Jonathan estava inteiro no lance e fez a defesa.
Na resposta, o segundo gol azulino. Ceará acertou lindo passe na ultrapassagem para Wilson Júnior, o estreante finalizou de perna direita quase sem ângulo por baixo das pernas do goleiro Tião e marcou o primeiro com a camisa do Naça, aos oito minutos.
Mesmo com a inferioridade numérica, o Naça explorava o desespero dos acreanos e teve chances de ampliar o placar, mas Ceará e Clayton não calibraram bem o pé aos 17 e aos 19 minutos.
Com espaço e cansaço das duas equipes, os espaços foram aparecendo dos dois lados, mas o placar não foi mais alterado. O time acreano teve grande oportunidade para diminuir aos 47 com André Lima, mas Jonathan salvou à queima-roupa na pequena área.
Aos 50, Sacramento pegou sobra na meia-lua, puxou pra direita e bateu rasteiro, quase a bola entrou. Fim de papo, o Nacional seguirá adiante e o Humaitá deu adeus à disputa, pois perdeu a vaga para o Princesa do Solimões.
Panorama e próxima fase
O Naça fechou a primeira fase na liderança do grupo A1 com 30 pontos somados e vai enfrentar o Parnahyba-PI, que foi o quarto colocado do grupo A2. A segunda fase acontece nos próximos dois finais de semana. A CBF vai divulgar locais, datas e horários das partidas, mas o Naça começa jogando fora de casa, e decide em Manaus.
Confira os gols