Esporte localMais LidasNacional FC

Nacional vence o Parnahyba-PI por 3 a 0, reverte desvantagem e avança para pegar o Bahia de Feira-BA nas oitavas da Série D

Com o apoio da torcida azulina, Leão da Vila Municipal fez valer o mando de campo e superou o adversário piauiense por 3 a 2 no placar agregado

O Nacional está nas oitavas de final da Série D do Campeonato Brasileiro! O Leão da Vila Municipal venceu o Parnahyba-PI por 3 a 0, na tarde deste domingo (6), no estádio da Colina, reverteu a desvantagem do jogo de ida e garantiu a classificação, ao superar a equipe piauiense por 3 a 2 no placar agregado. Sacramento e Ceará, duas vezes, marcaram os gols da vitória, que garantiram a vaga do Naça na próxima fase.

O jogo

Precisando de dois gols para pelo menos levar para os pênaltis, o Nacional abriu o placar logo aos sete minutos, quando Gilmar tabelou com Ceará pela esquerda e rolou para Sacramento estufar as redes dos visitantes. Em busca do resultado, o Naça seguiu em cima e aos 20 minutos, Gabriel Davis cobrou falta na área, Paulinho desviou para o meio, a bola passou na cara do gol, mas ninguém conseguiu empurrar para as redes.

Com a pressão, aos 25, o Leão chegou à igualdade no placar agregado. Clayton recebeu pela direita e cruzou à meia altura para Ceará emendar de primeira e colocar o 2 a 0 no placar da Colina. Acuado, o Paranayba teve uma chance de diminuir o placar já aos 46 minutos do primeiro tempo. Guilherme Teixeira avançou pela esquerda e cruzou para Kakin, que livre na área, completou para o gol, mas Jonathan estava lá para salvar o Naça. No rebote, Paulinho P10 tentou, e também parou no goleiro azulino.

E já aos 52 minutos, Gabriel Davis cobrou falta na área, a bola sobrou para Ceará, que cruzou rasteiro, o goleiro soltou no meio da área, Davy mando pro gol, mas a defesa tirou e depois Gilmar foi quem tentou, mas a bola acabou subindo.

Segundo tempo

De volta do intervalo, o Nacional seguiu pressionando. E ainda aos 11 minutos do segundo tempo, Ítalo recebeu de Sacramento, carregou pelo meio e a defesa fez o corte, mas a bola ficou nos pés de Ceará, que dominou e finalizou firme para estufar mais uma vez as redes do Paranayba e colocar o 3 a 0 no placar.

De volta do intervalo, o Nacional seguiu pressionando. E ainda aos 11 minutos do segundo tempo, Ítalo recebeu de Sacramento, carregou pelo meio e a defesa fez o corte, mas a bola ficou nos pés de Ceará, que dominou e finalizou firme para estufar mais uma vez as redes do Paranayba e colocar o 3 a 0 no placar.

Já aos 34 minutos, quase o quarto do Naça. Kiko fez ótima jogada individual pelo lado esquerdo, invadiu a área em velocidade e chutou firme no gol, mas Cris fez a defesa e mandou para escanteio. Aos 40, foi a vez de Wendel Nery cobrar falta na direção do gol e o goleiro adversário defender de soco. Um minuto depois, Kiko recebeu dentro da área, limpou a marcação e finalizou no canto, mas Cris fez a defesa.

Próxima fase

Com a classificação garantida, o Nacional agora vai encarar o Bahia de Feira-BA nas oitavas de final da Série D, nos próximos dois finais de semana, com detalhes a serem definidos pela CBF.

Confira os gols

Matheus Pereira

Graduado em jornalismo; 26 anos; desde 2020 no Esporte Manaus.