(Foto: João Normando/FAF)
Mais de dois anos e 23 jogos depois, o Manaus foi derrotado em uma partida do Campeonato Amazonense. Com gol solitário do zagueiro Cleberson, o Nacional venceu por 1 a 0 na tarde deste domingo (11), no estádio Carlos Zamith, e encontrou o caminho das vitórias novamente após quatro rodadas, justamente contra o líder, que perdeu a invencibilidade na competição.
Primeiro tempo: Manaus domina ações, mas Nacional é letal na primeira finalização ao gol
Com mudanças nas duas laterais em relação ao jogo anterior, Luizinho Lopes mandou a campo um time ofensivo, que começou tendo a posse da bola, enquanto o Nacional marcava no campo de defesa. A primeira chegada do Manaus foi aos 5 minutos, com Vinicius Barba arriscando de fora da área, que ganhou a linha de fundo. Aos 10, Davis recebeu de Diego Rosa e chutou de fora, desta vez em direcção ao gol, para defesa de Adrian. O Manaus seguiu rondando a área e novamente numa finalização de fora, Douglas obrigou Adrian a praticar nova defesa dois minutos depois.
De volta ao campo ofensivo após alguns jogos na lateral, Douglas Lima estava afim de jogo e numa jogada individual pela direita, cruzou na área para Vanilson, que ganhou de Henrique no alto, mas pegou mal na bola aos 24 minutos. Estreando como titular, o lateral Assis voltou a assustar o Nacional em cobrança de falta, a bola passou tirando tinta da trave aos 35. Três minutos depois, Rosa ajeitou novamente para a chegada de trás de Assis, que chegou chutando rasteiro é forte para boa defesa de Adrian.
O Nacional, que não tinha chego com perigo e incomodado o goleiro Rafael nenhuma vez, abriu o placar no último minuto do primeiro tempo, aos 49. Romão bateu escanteio da direita e achou o zagueiro Cleberson no meio da área, que testou no canto direito superior de Rafael, fazendo 1 a 0 para o Naça. Fim de primeira etapa.
Segundo tempo: Nacional se segura na defesa e garante os três pontos
Em desvantagem, o Manaus continuou com sua proposta, assim como o Nacional, apostando nos contra golpes em velocidade. Pelos lados do campo, o Gavião insistia em cruzamentos, mas sem sucesso. Aos 11 minutos, Erivelton recebeu pela direita e cruzou de primeira para Vanilson, que bateu de primeira e Adrian defendeu à queima roupa. Na sequência, em disputa de bola entre Davis e Henrique, o árbitro Edmar Campos viu pênalti no meia do Manaus. Na cobrança, Vanilson deslocou Adrian, mas acertou o pé esquerdo da trave e foi pra fora.
Aos 20 minutos, o Manaus perdeu seu centroavante Vanilson, o camisa 26 recebeu bola em profundidade e sentiu a coxa, Luizinho lançou Jackie Chan em seu lugar, e logo em sua primeira participação, ele recebeu bola escorada no segundo pau, não alcançou a bola e mandou pra fora. O Manaus dominou as ações do segundo tempo, mas parou na marcação cerrada do Nacional, que se aplicou para fechar os espaços que o adversário tentava criar. Impecável na defesa, o time de Alan George segurou o resultado.
Panorama e próximos jogos
Mesmo com a derrota, o Manaus permanece na ponta da tabela, com 15 pontos conquistados. O Naça, que não vencia há quatro jogos no Barezão, subiu para a quarta posição, com os mesmos 11 pontos do Clipper, mas a frente pelo saldo de gols.
Pela 9ª rodada, o Leão da Vila Municipal volta a campo na próxima quarta-feira (14), para enfrentar o JC, às 15h30, no mesmo Carlos Zamith, encerrando assim sua participação na primeira fase. Dando sequência aos jogos atrasados, o Gavião do Norte pega o Iranduba também na quarta, às 20h35, na Arena da Amazônia.