FIFA anunciou a decisão nesta quarta. Competição terá jogos em Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, São Paulo e Salvador
A Copa do Mundo Feminina da FIFA 2027 será realizada no Brasil entre os dias 24 de junho e 25 de julho, mas sem jogos na região Norte. A FIFA anunciou nesta terça-feira (7) as oito cidades-sede da competição, e Manaus ficou de fora da lista, que conta com Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Belo Horizonte, Porto Alegre, Fortaleza e Recife.
O anúncio foi feito pelo presidente da FIFA, Gianni Infantino, em seu perfil no Instagram. Segundo ele, a escolha foi difícil diante da qualidade das candidaturas, mas a entidade optou por uma configuração que contempla todas as demais regiões do país, exceto o Norte e o Centro-Oeste.
“Uma jornada empolgante e inesquecível nos espera e, com o futebol feminino se unindo pela primeira vez na América do Sul graças ao Brasil, estou entusiasmado para trabalhar junto com todas as cidades para fazer desta uma experiência memorável, que tenha um impacto positivo e duradouro”, afirmou Infantino.
A capital amazonense recebeu a visita de comitivas da FIFA em duas ocasiões no ano passado: a primeira em 7 de outubro, e a segunda em 13 de novembro de 2024, quando foi realizada uma vistoria técnica nos estádios Carlos Zamith, Ismael Benigno e na Arena da Amazônia, além de locais de apoio como a Arena Poliesportiva Amadeu Teixeira, o Sambódromo e os Centros de Convenções Vasco Vasques e Gilberto Mestrinho.
Em 2024, a candidatura brasileira foi escolhida como sede do Mundial de 2027, em votação realizada no Congresso da FIFA no dia 17 de maio, superando a proposta conjunta de Alemanha, Holanda e Bélgica. Apesar da estrutura de nível internacional e da experiência em grandes eventos — como a Copa do Mundo de 2014, quando recebeu quatro jogos da fase de grupos, e os Jogos Olímpicos Rio 2016 —, Manaus acabou preterida, assim como outras cidades do Norte.
A décima edição da Copa reunirá 32 seleções e marcará a primeira vez que o torneio será disputado em solo sul-americano. O Brasil, por ser anfitrião, já tem vaga garantida. A seleção feminina esteve presente em todas as edições do Mundial e foi vice-campeã em 2007, na China.