No apagar das luzes, Manaus vira pra cima do Náutico e estreia com vitória na Série C
O Gavião do Norte saiu atrás, mas foi buscar o 2 a 1 nos minutos finais da partida, com gols de Douglas e Cardoso
Com emoção e apoio de mais de 4 mil torcedores na Arena da Amazônia, o Manaus estreou com uma vitória maiúscula na Série C do Campeonato Brasileiro de 2023, na noite desta terça-feira (2). O Gavião do Norte venceu o Náutico por 2 a 1, de virada. Jean Mangabeira anotou o gol do Timbu, mas Douglas e Cardoso decretaram o triunfo esmeraldino nos minutos finais.
O jogo
Com uma equipe reformulada quase por completo após 40 dias de preparação, o Manaus voltou a campo na temporada. Mas quem levou mais perigo inicialmente foi o Náutico, explorando os erros do time da casa. Aos 9 minutos, contra-ataque veloz, Paul carregou e finalizou de fora, para defesa fácil de Reynaldo.
Dois minutos depois, nova escapada em velocidade, Gabriel Santiago tocou no facão para Paul, que chutou prensado com Reynaldo, o goleiro esmeraldino ficou com a bola. O Manaus respondeu nos lances seguintes, em duas finalizações de fora de Lucas Mota, que passaram longe do gol alvirrubro.
Aos 20 minutos, Charles cobrou falta lateral e a defesa do Náutico afastou, logo o lance gerou reclamação por parte dos jogadores do Manaus, que contestavam um possível toque de mão. Aos 28, Lucas Mota chegou no fundo pela direita e cruzou para furada de Henan. No lance seguinte, após troca de passes, Jean Mangabeira chutou rasteiro de fora, Reynaldo encaixou, mas o volante viria a figurar novamente.
Thiaguinho cobrou escanteio do lado direito, Jean Mangabeira recuou e apareceu livre da entrada da área, sem marcação, ele cabeceou consciente no canto, tirando de Reynaldo e abrindo o placar pro Timbu. Na reta final do primeiro tempo, aos 44, a principal chance do Manaus. Falta cobrada por Jean Carlo, a bola ficou viva na área, Bispo chutou, Charles tinha o gol aberto, mas não conseguiu se equilibrar e cabeceou pra fora.
Segundo tempo
Os lados do campo não estavam rendendo, e Higo Magalhães promoveu as trocas: saíram Klenisson e Renan Luís, entraram Cardoso e Franklin. Aos 11, chegada do Náutico, Paul chutou forte de fora, Reynaldo defendeu de manchete e levou perigo. Três minutos depois, Cardoso estava esperto e roubou a bola em uma saída do Náutico, arrancou em velocidade e ficou cara a cara com Vagner, mas bateu mal, pra fora, e perdeu grande chance para empatar.
O tempo foi passando e o Manaus não conseguia conectar jogadas perigosas, mesmo com sangue novo vindo do banco. Por outro lado, o Náutico administrava a vantagem e se preocupava em fechar os espaços, tentando a mesma estratégia do primeiro tempo, de jogar no erro do Esmeraldino.
Até que aos 34 minutos, da mesma maneira que sofreu o gol, o Manaus buscou o empate, na bola parada. Gabriel Correia cobrou escanteio pela esquerda, o zagueiro estreante Douglas testou pro fundo das redes e deixou tudo igual.
O Gavião foi pro abafa e mais uma vez em uma cobrança de escanteio alcançou o tão sonhado gol da virada. Novamente escanteio batido pela esquerda no primeiro pau, Charles desviou pro segundo poste e Cardoso completou pras redes, explodindo as arquibancadas da Arena e decretando a vitória aos 48 minutos.
Panorama e próximas partidas
Pela segunda rodada, o Manaus tentará dar sequência ao bom início, fora de casa no domingo (7), contra o Operário, no estádio Germano Krüger, em Ponta Grossa (PR). A bola rola a partir das 15h30 (de Manaus).
Confira os melhores momentos