(Foto: João Normando/FAF)
No último jogo da primeira fase do Campeonato na tarde deste sábado (17), na Colina, Manaus e Princesa do Solimões ficaram no 0 a 0 e protagonizaram o primeiro empate sem gols da competição. Com o resultado, o Tubarão do Norte fechou a primeira fase como a única equipe invicta e conheceu o Penarol como seu próximo adversário nas quartas, além de ter definido os demais duelos.
Saiba Mais
>Veja como ficam as quartas de final do Barezão 2021<
Primeiro tempo: equipes se entregam na marcação e pecam no ataque
A partida começou com o Manaus tendo a posse de bola, e o Princesa bem postado, atento para roubar a bola e partir em contra-ataque. Nessa proposta, chegou à primeira finalização do jogo com Frank, que aproveitou cobrança de lateral, passou por dois marcadores próximo à linha de fundo e bateu forte rasteiro, quase sem ângulo, para defesa de Gleibson aos 9 minutos. A primeira chance do Manaus veio aos 14 minutos em chute fora da área do garoto Alex buscando o ângulo, que Rascifran mandou pra escanteio.
O time de Lana conseguia acelerar a jogada depois de roubar a bola na pressão, mas pecava muito antes do último passe para colocar o companheiro em condições de finalizar, assim como o time de Luizinho Lopes, que de início não conseguiu fazer seu trio de ataque funcionar com Jackie Chan, Erivelton e Alex. Após alguns minutos de falta de oportunidades, em uma trama pelo lado direito aos 35, a bola chegou em Alex na meia-lua, que viu a passagem de Erivelton no meio da área e passou para o camisa 18, que bateu prensado de frente com Rascifran, praticando a defesa.
Já nos acréscimos, Erivelton recebeu passe em profundidade e cara a cara com Rascifran, bateu em cima do goleiro. O Tubarão respondeu na sequência numa bela jogada coletiva, Frank passou para Hayllan na entrada da área, que devolveu de calcanhar para o camisa 20, que tinha todo o espaço para avançar e resolveu finalizar, a bola saiu por cima do gol. Fim de primeiro tempo, nada das equipes balançarem as redes.
Segundo tempo: Princesa tem chances, falha na pontaria e Manaus conta com Gleibson
Para a etapa final, Luizinho sacou o amarelado Barba e mandou Márcio Passos a campo em seu lugar. Quem teve a primeira chance foi o Princesa, em contra-ataque, Frank dominou no meio e com espaço, achou Hayllan sozinho na direita, o atacante ajeitou o corpo para bater de chapa com a canhota tirando de Gleibson, que no reflexo, defendeu no cantinho, aos dois minutos. O Gavião do Norte reagiu quatro minutos depois em cobrança de escanteio cobrado por Assis pelo lado direito, Luís Fernando raspou de cabeça e encontrou Jackie Chan no segundo pau, que não alcançou a bola.
Luizinho Lopes resolveu mandar a campo os titulares Gabriel Davis e Diego Rosa para tentar levar os três pontos. Lana também lançou Luciano, titular durante a campanha. Aos 24 minutos, Toró fez boa jogada individual em velocidade, levou três marcadores, invadiu a área e rolou para Thiaguinho na direita, que cortou pra dentro e bateu em cima de Gleibson. Antes da parada médica, Gabriel Davis pegou bola sobrada e queimou de longe, a bola passou perto da trave e foi pra fora.
Aos 36 minutos, o Princesa teve uma grande chance de abrir o placar. Após lançamento vindo da defesa, Hayllan ganhou de cabeça e achou Toró na direita, que já dentro da área rolou para Luciano, que bateu na orelha da bola e mandou pra fora. Na pressão final, o Princesa chegou perto novamente. Nos acréscimos, Thiaguinho bateu escanteio da direita e Marquinho desviou, Gleibson pegou no reflexo. Fim de papo, tudo igual na Colina histórica.
Panorama e próximas partidas
Finalizada a primeira fase, o Manaus terminou na primeira colocação com 19 pontos e enfrentará o JC de Itacoatiara nas quartas. Já o Princesa ficou na terceira posição, com 14 pontos conquistados e terá o atual campeão Penarol pela frente. Vale ressaltar que ambas as equipes tem a vantagem do mando de campo no segundo jogo eliminatório e a possibilidade de avançar com a igualdade no placar agregado. As informações de datas, locais e horários dos jogos do mata-mata serão divulgadas pela Federação Amazonense de Futebol (FAF) nos próximos dias.