(Foto: Renan Morais)
Mais uma vez jogando fora de casa pela Série C do Brasileirão, o Manaus FC saiu derrotado. Jogando em Teresina, no Piauí, o Gavião do Norte perdeu por 3 a 2 para o Altos, na tarde deste domingo (20), pela 4ª rodada da competição. Os gols do Jacaré foram marcados por Betinho, Manoel e Cesinha. Vanilson e Marcelo Augusto descontaram para o time amazonense.
Primeiro tempo
Logo aos quatro minutos, o Manaus sofreu uma baixa, o zagueiro Luís Fernando foi substituído com fortes dores no joelho e acabou dando lugar ao estreante Marcelo Augusto. O Altos tomou a iniciativa mas finalizou pela primeira vez apenas aos 12 minutos em cobrança de escanteio, Manoel subiu sem marcação e testou no meio do gol, para defesa de Renan Rocha em dois tempos.
Já aos 36 minutos, o Manaus chegou ao ataque e criou uma chance perigosa. Vanilson escorou no meio de campo para Allan Dias, que acionou Anderson Paraíba na ponta direita, ele tocou na ultrapassagem para Edvan, o lateral cruzou no segundo pau para Diego Rosa, que escorou pro meio da área e a defesa acabou afastando.
Mesmo com a defesa postada, o Manaus deu espaço e foi vazado aos 40 minutos. O time da casa acelerou a jogada pelo meio e Klenisson achou Betinho ultrapassando nas costas da zaga, o atacante tocou de perna direita na saída de Renan, abrindo o placar para o Altos, 1 a 0.
No último lance do primeiro tempo, já aos 51 minutos, Roger Gaúcho arrancou em contra-ataque e foi derrubado por Gabriel Davis fora da área, o juiz viu dentro e marcou pênalti. Na cobrança, Manoel bateu firme no canto direito de Renan, fazendo 2 a 0 para o Altos. Foi o 18º gol do atacante, isolado na artilharia do país na temporada.
Segundo tempo
Tentando diminuir o prejuízo, Martelotte voltou do intervalo com uma alteração: tirou Gabriel Davis e colocou Philip. Aos cinco minutos, em investida do Manaus com Anderson Paraíba tentando lançamento, o zagueiro do Altos afastou mal e a bola sobrou nos pés de Vanilson, que puxou pra canhota e bateu rasteiro, contando com desvio no meio do caminho, descontando para o time amazonense, 2 a 1.
O Altos respondeu aos 11 minutos na bola parada, Ray bateu dois escanteios semelhantes na sequência que por pouco não foram gol. O primeiro na cabeça de Klenisson, para defesa de Renan, o segundo desviado na zaga do Manaus, que foi no pé da trave.
A partir daí, as equipes foram sentindo a parte física e os treinadores começaram a modificar ainda mais as equipes. No Manaus, entraram Marcelinho e o estreante Rafhael Lucas nas vagas de Diego Rosa e Paraíba. Na primeira jogada do camisa 9 esmeraldino, ele tabelou com Philip e bateu mascado pra fora, aos 31 minutos.
O Manaus não encontrava alternativas para atacar, mas empatou o jogo numa bola parada, aos 49. Marcelinho cobrou escanteio da esquerda no meio da área, o zagueiro Marcelo Augusto se lançou na bola e testou no ângulo esquerdo, deixando tudo igual no Piauí.
Mas não parou por aí, o Altos foi pra cima e conseguiu o gol da vitória já aos 52, Cesinha invadiu a área e recebeu cruzamento rasteiro empurrando pro gol, decretando a vitória do time da casa.
Panorama e próximos jogos
O Altos chegou aos sete pontos e assumiu a liderança do grupo A, empatado com Volta Redonda e Ferroviário, mas a frente pelo saldo de gols. O Manaus vem na sequência dessas três equipes, na quarta colocação, com seis pontos.
Na 5ª rodada, o Gavião do Norte recebe o Tombense-MG na Arena da Amazônia, às 16 horas do próximo sábado (26). Um dia antes, o Jacaré visita o Botafogo-PB no estádio Almeidão, às 20 horas (de Brasília).