Para chegar às oitavas de final, o Naça vai ter que reverter a situação desfavorável no próximo domingo (6), na Colina
Pelo jogo de ida da segunda fase da Série D do Campeonato Brasileiro de 2023 na tarde deste domingo (30), o Nacional foi derrotado por 2 a 0 para o Parnahyba-PI, e vai ter que correr atrás do prejuízo no jogo de volta para conseguir seguir adiante na competição. O time piauiense contou com gols de Guilherme Teixeira e Kakin no estádio Pedro Alelaf, em Parnaíba (PI), para abrir vantagem.
O jogo
A primeira investida foi no Nacional logo no primeiro minuto. Ceará caiu pelo lado esquerdo e tocou para o volante Ítalo chegar como elemento surpresa e finalizar de fora, mas nas mãos do goleiro Cris. Mas a postura agressiva na frente não se manteve. O Parnahyba subiu as linhas e tentava dificultar a saída de bola do Leão.
O volume de jogo do time da casa resultou na abertura do placar aos 21 minutos. Após bola invertida da direita para a esquerda, Elves fez o cruzamento açucarado para Guilherme Teixeira subir mais que a defesa do Leão e tocar de cabeça para fazer um a zero para o Tubarão do Litoral.
Aos 35 minutos, quase o segundo gol do Parnahyba. Kakin foi lançado cara a cara com Jonathan, bateu na saída do goleiro, quando a bola estava entrando de mansinho, Davy se jogou em cima da linha e conseguiu salvar o Naça. A bola ainda explodiu no travessão. O Leão ameaçou na bola parada aos 39 minutos, Paulinho cobrou falta da entrada da área, Cris defendeu de manchete.
Já na reta final, após cobrança de escanteio afastada por Paulinho, João de Deus dominou na segunda trave, fez a finta em Gilmar e foi derrubado, pênalti marcado. Kakin foi pra batida, finalizou cruzado de perna direita, Jonathan pulou pro canto esquerdo e não conseguiu evitar o segundo gol do Parnaíba aos 45 minutos.
Segundo tempo
O Naça não tinha outra alternativa a não ser voltar com uma nova cara e partir pra cima na etapa final. João Carlos Cavalo mexeu três vezes no intervalo: saíram Ícaro, Wendel Nery e Wilson Júnior para as entradas de Iago Ceará, Hitalo e Érico Júnior. Aos oito minutos, Sacramento recebeu dentro da área do Tubarão e obrigou Cris a fazer grande defesa.
A pressão inicial azulina não resultou em gol, e o Parnaíba equilibrou as ações. Aos 32, em trama pelo meio de Hitalo, João Victor recebeu na direita e cruzou para Ceará subir sozinho de cabeça, mas a finalização saiu ao lado da trave direita de Cris. O Parnahyba teve a chance de ampliar o placar com Rodrigo, mas o camisa 21 perdeu o gol na pequena área.
No último lance do jogo, Gilmar acertou uma pancada no travessão e Érico Jr marcou no rebote após passe de Ceará, mas foi assinalado impedimento e o gol não foi validado.
Panorama e próxima partida
O jogo de volta acontece no próximo domingo (6), às 15h (de Manaus), no estádio da Colina. Para se classificar, o Leão da Vila Municipal vai precisar vencer por três gols de diferença, ou no mínimo dois para levar a decisão para a disputa de pênaltis. O vencedor avança para enfrentar Bahia de Feira-BA ou Potiguar-RN nas oitavas de final.
Confira os gols