No sufoco, Manaus vence Botafogo-PB e sobe na tabela da Série C
(Foto: Ismael Monteiro/Manaus FC)
Em confronto direto na tabela, o Manaus venceu o Botafogo-PB, por 3 a 2, nesta segunda-feira (19), na Arena da Amazônia, e conquistou três importantes pontos na Serie C do Campeonato Brasileiro. O Gavião do Norte abriu 3 a 0 ainda no primeiro tempo, mas deixou a equipe paraibana encostar no placar. Os gols do Esmeraldino foram marcados por Hamilton (2) e Daniel Costa. Diego Rosa e Ramon marcaram para o Belo.
O jogo
A partida começou da melhor maneira possível para o Manaus FC. No primeiro minuto de jogo, Daniel Costa cobrou escanteio pela direita, e Hamilton subiu no primeiro pau, cabeçeando para abrir o placar para na Arena da Amazônia. Após o gol, o Gavião do Norte recuou na partida, e viu o Botafogo-PB ensaiar uma reação. Aos 11 minutos, em uma jogada em velocidade, Ramon saiu na cara do gol, passou por Jonathan, mas a bola correu demais e saiu pela linha de fundo. O Belo até que tentou, mas quem chegou ao gol foi o Manaus FC. Aos 14 minutos, em uma bela cobrança de falta pelo lado esquerdo, Daniel Costa fez o segundo gol da partida.
O Botafogo-PB seguia tentando chegar ao seu primeiro gol, mas quem marcou de novo foi o Manaus FC. Fumaça ganhou uma dividida no meio de campo, avançou em velocidade e rolou para Hamilton. O Homem de Gelo dominou, puxou para o meio e deu um lindo tapa, colocando a bola no ângulo esquerdo do goleiro Felipe, fazendo 3 a 0 ainda aos 27 minutos da etapa inicial. O Belo, de tanto insistir na bola área, chegou ao seu primeiro gol. Em cruzamento vindo da esquerda, Diego Rosa completou na primeira trave para diminuir o placar.
Segundo tempo
Nos primeiros minutos da etapa final, o Botafogo-PB tentava ficar mais com a bola nos pés em busca de mais um gol, enquanto o Manaus FC tentava escapadas em velocidade, principalmente pelo lado esquerdo, com Fumaça e Edvan. Até que aos sete minutos, Cristian sofreu pênalti cometido por Tsunami. Na cobrança, Ramon deslocou Jonathan e fez o segundo do Belo. Após o gol, a partida perdeu um pouco de ritmo, com o Botafogo sem conseguir chegar com tanto perigo e o Gavião do Norte tentando assustar nas bolas paradas, que saiam dos pés de Daniel Costa.
O Belo seguia sem criar chances claras e o Manaus FC tentava assustar como podia. Aos 29 minutos, Fumaça recebeu em velocidade pela direita, tentou tocar na saída de Felipe, que saiu bem e fez a defesa. O final da segunda etapa foi marcado por muitas faltas e o jogo ficou picado. Os paraibanos não conseguiam chegar perigosamente, ao passo que o Esmeraldino também não fazia o suficiente para matar a partida. Mesmo com alguma tensão no final do jogo, o placar nisso mesmo na Arena da Amazônia.
Panorama
Com a conquista da terceira vitória na competição, o Manaus FC alcançou a 6ª colocação do grupo A, com 14 pontos. Por sua vez, o Botafogo-PB permaneceu com 11 pontos, na 9ª posição do grupo.
Próxima partida
O Manaus FC volta a campo no próximo sábado (24), diante do Jacuipense, também na Arena da Amazônia. Já o Botafogo-PB vai a Pernambuco enfrentar o Santa Cruz, no Arruda, no próximo domingo (25).