Esporte localMais LidasRPE ParintinsUnidos do Alvorada

O Tourão é Série A! Nos pênaltis, RPE Parintins vence o Alvorada e conquista acesso inédito 

A equipe sediada em Rio Preto da Eva venceu no tempo normal, empatou no placar agregado e fez 5 a 4 nas penalidades

O RPE Parintins está classificado para a primeira divisão de 2023 e para a final da Série B do Campeonato Amazonense! Na tarde deste sábado (17), a equipe sediada em Rio Preto da Eva superou o Unidos do Alvorada por 5 a 4 nos pênaltis, após ter vencido por 1 a 0 no tempo normal, com gol de Gabriel Manga, e garantiu o acesso inédito, logo na primeira participação no futebol profissional.

O jogo

No primeiro minuto, Thiago Bigo levantou na área, Juninho raspou e obrigou Iago Salles a fazer a defesa, dando sinais de que o Parintins queria empatar o placar agregado o quanto antes. Aos cinco, o Alvorada chegou a bola parada, Charles cobrou escanteio, a bola passou por todo mundo e chegou em Soares no segundo poste, o atacante não conseguiu finalizar bem, e chutou por cima do gol.

A partida ficou truncada e sem chances claras de gols. Aos 28, Charles foi lançado em contra-ataque rápido, invadiu a área, driblou Murilo e caiu. O árbitro Freddy Rafael Lopez Fernandez enxergou simulação e advertiu o camisa 10 com um cartão amarelo. Minutos depois, Charles foi substituído ao sentir uma lesão.

Aos 43, a chance mais clara do jogo, Raylson recebeu em velocidade e saiu de cara com Murilo, que abafou o chute do meia à queima roupa e evitou o gol que abriria o placar. Fim de primeira etapa.

Segundo tempo

O panorama dos primeiros minutos da etapa final foi parecido com o inicial. Aos 15, Werley levantou na área, o zagueiro Luiz Filho se desvencilhou da marcação e chegou inteiro pra finalização de chapa, mas a bola tomou a direção da linha de fundo, grande oportunidade perdida. Sete minutos depois, o Alvorada respondeu em contragolpe, Anthony escapou pela direita, foi desequilibrado por Gabriel Soares, mas finalizou em cima de Murilo. 

O Parintins não era muito presente no campo de ataque, o Alvorada teve chances de matar a classificação, mas o Tourão foi cirúrgico quando chegou. Aos 31 minutos, Gabriel Manga cobrou falta lateral pra dentro da área, a bola venenosa passou por todo mundo e morreu no fundo das redes de Iago Salles, abrindo o placar e deixando o agregado empatado.

O time visitante foi pra cima e ameaçou novamente sete minutos depois, Manga bateu escanteio na cabeça de Juninho, que testou pro chão, mas a bola foi pra fora.

A partida ficou frenética nos minutos finais, aos 43, Rossini arrancou pela esquerda e cruzou para Raylson, que dominou e finalizou rasteiro, Murilo fez uma defesa importante. Veio o apito final, a vaga seria decidida na marca da cal.

Disputa de pênaltis 

Pelo lado do Parintins, Gabriel Manga, Lê Santos, Tavares, Luiz Filho e Gabriel Soares converteram as cinco cobranças. Do lado do Alvorada, Guigui, Lucas Santos, Luquinhas e Rossini marcaram, mas o paredão Murilo foi buscar a batida de Anthony. O placar final foi de 5 a 4 e festa para a torcida presente no Zamith.

Murilo pegou a batida de Anthony

Próxima fase

Na final, o Parintins espera o vencedor do duelo entre Rio Negro e RB do Norte, que se enfrentam neste domingo (18), às 15h, no Zamith. No primeiro jogo, o Galo goleou por 4 a 1 e encaminhou a vaga. A grande decisão é em jogo único, sem vantagem para nenhum dos times.