CDC Manicoré, Clipper, Fast Clube, JC, RB do Norte, Sete FC, Sul América e Tarumã iniciam a caminhada em busca do sonho do acesso à elite de 2025
Tudo pronto para o início do Campeonato Amazonense Série B 2024! Oito equipes estarão na disputa, que começa nesta segunda-feira (19). Clubes tradicionais e jovens vão disputar a única vaga para a elite do futebol amazonense. O campeão garante o seu lugar no Barezão Série A 2025. A competição segue o formato sub-23, com cada clube podendo relacionar cinco jogadores acima dos 23 anos por partida.
Os times foram divididos em dois grupos. No A, estão: CDC Manicoré, Cliper, Fast e JC. Pelo B: RB do Norte, Sete FC, Sul América e Tarumã. Os confrontos serão cruzados, ou seja, a chave A enfrenta a B e os dois melhores avançam após turno único de quatro rodadas.
CDC Manicoré
O CDC Manicoré já figurou na Série A do Barezão e quer voltar à elite para alcançar voos maiores. A última participação na elite foi em 2018, quando foi rebaixado. O comandante do clube no Barezão Série B 2024 será Valdo Oliveira.
Atlético Clipper Clube
A Águia disputou a elite pela última vez em 2022, quando foi rebaixado. Em 2023, fez o jogo do acesso na Série B, mas foi superado pelo Unidos do Alvorada. O clube é bicampeão do Barezão Série B, a última vez em 2020.
Fast Clube
Tradicional no cenário amazonense com sete títulos estaduais, o Fast está de volta para a disputa do Barezão Série B. Em 2023, a equipe foi automaticamente rebaixada, após desistência de participar da Série A. O treinador será João Carlos Cavalo, que recentemente conquistou o acesso do Brasileirão Feminino A2 com o Instituto 3B.
JC FC
O Tigre, que representa o município de Itacoatiara (distante 269km de Manaus), quer voltar a figurar na elite. A última participação foi em 2022, quando foi rebaixado. Na temporada passada, disputou a Série B e foi eliminado ainda na primeira fase.
RB do Norte
O Boto da Amazônia nunca disputou a primeira divisão e já há algum tempo bate na trave para conseguir o sonhado acesso. Em 2023, o RB foi superado pelo São Raimundo, no jogo que valia a vaga na elite. A equipe promete vir com foco total na busca pela Série A, com seu treinador, Charles Chenko, que defendeu o Operário, no Barezão Série A 2024.
Sete FC
O Sete é um clube estreante no futebol profissional amazonense. Sob o comando de Renato Donizete, o Sete quer fazer história e figurar na elite do Barezão pela primeira vez.
Sul América
O tradicional Trem da Colina quer voltar a ser protagonista no futebol amazonense. Bicampeão do Barezão de forma consecutiva em 1992 e 1993, a última participação do Sulão na elite foi em 2019. Na temporada passada, o Sul América foi eliminado na fase de grupos do Barezão Série B. Sérgio Duarte, que estava no comando do Princesa do Solimões no Brasileirão Série D, será o treinador do time.
Tarumã
O Lobo do Norte volta à disputa do Barezão Série B, após dois anos. A equipe já teve participação na elite do futebol amazonense e tem o objetivo de retornar para a primeira divisão.
Primeira rodada
Sete FC x Clipper – Segunda-feira | 19/08/2024 | 15h30 | Estádio Ismael Benigno (Colina)
Sul América x Fast Clube – Segunda-feira | 19/08/2024 | 19h30 | Estádio Carlos Zamith
RB do Norte x CDC Manicoré – Terça-feira | 20/08/2024 | 15h30 | Estádio Ismael Benigno (Colina)
Tarumã x JC FC – Terça-feira | 20/08/2024 | 19h30 | Estádio Carlos Zamith
Com informações da Assessoria de Comunicação da Federação Amazonense de Futebol (FAF)